Na Bahia, químicos e petroquímicos de Camaçari atrasam rendição do turno em cinco horas

Os trabalhadores petroquímicos e químicos do Pólo de Camaçari realizaram desde…




Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

 

Os trabalhadores petroquímicos e químicos do Pólo de Camaçari realizaram desde o começo da manhã desta quarta-feira (21) duas grandes mobilizações nas duas vias de acesso do Polo, na Via Parafuso e na  BA 093. Participaram da manifestação, que durou das 7h às 12h, trabalhadores do turno de todas as empresas do complexo petroquímico. Não houve troca de turno nas empresas no período matutino e o começo das atividades nas fábricas atrasou em cerca de cinco horas.

 

 

Há várias semanas os trabalhadores vêm realizando diversas assembléias e mobilizações.  Já aconteceram quatro rodadas de negociação e de acordo com o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia o patronato além de não avançar ainda propôs retrocesso.  Uma nova rodada de negociação estava marcada para acontecer na tarde de hoje (21), mas foi desmarcada pelo sindicato patronal, pois provavelmente não tinha nada de novo para apresentar. O Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia está apontando uma nova rodada de negociação para a semana que vem.

 

 

O sindicato patronal (Sinpeq) ofereceu um reajuste salarial de 4%. Os trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, um valor fixo de R$ 250,00 a título de reajuste salarial. Outras reivindicações são o pagamento da cláusula 4ª, brigada de emergência profissional, hora-extra turno, adicional de turno de 99% e auxílio-educação mensal. Vamos continuar na luta e crescer nessa onda de mobilização, pois como diz o ditado, só conquista quem luta.