Na Bahia, mobilização garante reunião para tratar problemas nas UTEs – objetivo é solucionar todas as demandas

A diretoria do Sindipetro Bahia participou de uma reunião com a gerência da Petrobrás e da UTE Arembepe, no Rio de Janeiro, no dia 04/12, para discutir uma série de problemas e irregularidades que vêm afetando a vida laboral dos trabalhadores das UTE´S Arembepe, Bahia 1 e Muriciy, na Bahia.

Estavam presentes na reunião, a gerente de RH do Gás e Energia Dilza Taranto, coordenador Leandro Simões e o gerente da UTE Arembepe Paulo Alexandre, além do diretor do Sindipetro Bahia, Gilson Sampaio, o diretor da FUP, Ubiraney Porto e o delegado de base da UTE Arembepe, Josemar.

Foram colocadas em pauta as reivindicações dos trabalhadores das três UTE´s e foi assegurado que algumas das demandas apresentadas podem ser tratadas com a gerência local, em reunião, que já está sendo agendada pela diretoria do Sindipetro Bahia.   

É importante ressaltar que a reunião no Rio de Janeiro só foi marcada após pressão dos trabalhadores e sindicato, que realizaram na porta da UTE Arembepe, durante todo o dia 26/11.

Veja algumas das demandas que precisam ser solucionadas:

Problemas com o cumprimento da escala de turno; retaliação aos trabalhadores que ingressaram com ações judiciais, rodizio de efeitos das Termelétricas e admissão de 21 operadores terceirizados na atividade fim da Termelétrica..

Os trabalhadores reivindicam também melhorias na qualidade da alimentação, fornecimento de fardamentos e EPI (é preciso pegar emprestado o EPI para trabalhar), redução da exposição a ruídos e calor excessivo (o tempo de exposição é superior ao tolerável e as temperaturas estão altas por falta de manutenção nos ventiladores, já chegou a 70 graus).

Outra queixa é a postura ditatorial da gerência local, que coage os trabalhadores e assedia quem discorda da política implantada.