Mulheres seguem sub-representadas na gestão da Petrobrás

Getty Images/iStockphoto

O Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP espera que a nova diretoria valorize a representação feminina nos cargos de liderança

[Da imprensa da FUP]

Entre os sete nomes anunciados pela Petrobrás para a nova diretoria, há apenas uma mulher. No governo Bolsonaro, nenhuma cadeira da alta gestão da empresa teve ocupação feminina. Para a FUP, apesar da mudança sinalizar um avanço, ainda é preocupante a baixa representação das mulheres em posições gerenciais.

Segundo levantamento feito pela assessoria do Dieese, os cargos de gerência da Petrobrás em 2021 eram ocupados por 3.499 homens e 852 mulheres. Nas demais funções de chefia, as mulheres representavam menos de 15% dos efetivos – dos 2.980 cargos com gratificações, apenas 382 eram exercidos por trabalhadoras.

“Esperamos que a nova diretoria da Petrobrás rompa com os ciclos de sub-representação feminina nos cargos de liderança, empoderando as mulheres tanto na holding, quanto nas subsidiárias”, afirma a coordenadora do Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP, Patrícia de Jesus.