MST ocupa Fazenda Esmeralda, ligada a Michel Temer em esquema de corrupção

Na manhã desta quarta-feira (7), o MST ocupou a Fazenda Esmeralda, entre Lucianópolis e Duartina-SP. Cerca de 350 Sem Terras participam da ação, que reivindica que a área seja destinada para a Reforma Agrária.

Recentemente a imprensa divulgou que a fazenda foi citada nas delações de Ricardo Saud e Joesley Batista, em âmbito do inquérito que investiga MP dos Portos. Saud e Joesley relataram conversas com o Deputado Paulinho da Força (SD), onde este afirma que a Fazenda Esmeralda é de propriedade do presidente Michel Temer.

Oficialmente a Fazenda Esmeralda pertence a empresa Argeplan, do amigo pessoal de Temer, João Batista Lima Filho, o Coronel Lima. Há pouco tempo, Temer e Lima tiveram o afastamento de seus sigilos bancários e fiscais solicitados pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator do inquérito no STF.

O ex-assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, e outros dois ex-executivos da empresa Rodrimar, concessionária do porto de Santos, também tiveram seus sigilos quebrados.

“Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda, denunciando a ilegitimidade do governo golpista de Temer e nos posicionando contra a sua agenda de retrocessos para a classe trabalhadora”, informa a dirigente do MST, Joana Costa.

Ela também reivindica: “esta e todas as áreas adquiridas por corrupção devem ser destinadas para Reforma Agrária, estaremos em luta permanente até que isto se concretize”.

A ação integra a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. “Neste tempo de golpe, os índices de violência contra as mulheres crescem de maneira alarmante, e percebemos que isso ocorre junto com o ataque aos nossos direitos, que Temer, o congresso e judiciário tem orquestrado com o apoio da mídia”, afirma Costa.

[Via MST]