Sindipetro BA inicia negociações com Acelen para ACT 2024/2025

[Da comunicação do Sindipetro Bahia]

Na última quinta-feira (29/08), o Sindipetro Bahia deu início às negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 em uma reunião realizada com a Acelen, em Salvador. Estiveram presentes os representantes sindicais da base da Refinaria, Diogo Teixeira e Mateus Capinan, com o apoio do diretor Jorge Mota. A pauta envolveu o reajuste das cláusulas econômicas, incluindo salário, auxílio para trabalhadores com filhos PCD e piso salarial.

O sindicato apresentou a proposta de reajuste salarial com reposição da inflação dos últimos 12 meses, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de um ganho real de 6%. A pauta de reivindicações é pela revisão do piso salarial, que atualmente é de R$ 2.178,17, e pelo ajuste dos auxílios educação e para filhos com deficiência, conforme o percentual de reajuste salarial proposto.

A gerência de Recursos Humanos da Acelen recebeu a proposta e informou que a levará para apreciação da Diretoria da Refinaria. Uma nova reunião será agendada para que o sindicato possa receber a resposta ao pleito apresentado.

Além disso, o Sindipetro Bahia encaminhou ofícios à Acelen no mesmo dia solicitando a prorrogação da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2024 até 30 de setembro de 2024, considerando que as negociações ainda estão em andamento.

O Sindipetro Bahia reforça seu compromisso com a defesa dos direitos de trabalhadores e continuará firme nas negociações para assegurar condições justas e dignas para todos os petroleiros e todas as petroleiras