Movimentos sociais paranaenses saem em protesto por nova lei do petróleo e em defesa da Petrobrás na próxima terça, dia 02

Representantes de diversos sindicatos e de entidades dos movimentos sociais se reuniram…

CUT

Representantes de diversos sindicatos e de entidades dos movimentos sociais se reuniram na manhã desta quinta-feira [28], na sede da CUT-PR, para organizar a manifestação do dia 02 de junho – "Por uma nova lei do petróleo, pela retomada do monopólio estatal e em defesa da Petrobrás".

Ficou definido que o protesto será na Boca Maldita, em Curitiba, com início às 11h00. Na oportunidade haverá uma mística, na qual será feito o enterro simbólico do projeto neoliberal Dos partidos PSDB e DEM.

A mobilização vai criticar a proposta do senador Álvaro Dias [PSDB] de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI] na Petrobrás. "A preocupação dos direitistas não está na investigação de fraudes ou corrupção. Na verdade, querem forjar fatos para desestabilizar o Governo Federal, com os olhos voltados às eleições de 2010. Esses, que agora tentam manchar a imagem da Petrobrás e paralisar as incursões nacionalistas na área do Pré-Sal, foram os mesmos que sucatearam a empresa durante o governo FHC, tentaram privatizá-la, e acabaram com o monopólio estatal do petróleo, possibilitando que empresas multinacionais lucrem com o patrimônio do povo brasileiro", afirma o presidente da CUT Paraná, Roni Anderson Barbosa.

Os movimentos sociais não são contra as investigações na Petrobrás, até mesmo porque muitas das denúncias já são objetos de averiguação do Ministério Público, mas são terminantemente contra a possível paralisação das obras de ampliação dos parques industriais da estatal e dos processos importantes que a empresa está fazendo para prospectar recursos e investir em equipamentos, tecnologia e pesquisa para o Pré-Sal.

:: Calendário Nacional
A manifestação no Paraná faz parte do calendário nacional de luta da Campanha "Por uma nova lei do petróleo, pela retomada do monopólio estatal e em defesa da Petrobrás pública e com compromisso social", na qual foram organizadas mobilizações unitárias vitoriosas que envolveram as centrais sindicais e o conjunto dos movimentos sociais nos estados do Rio de Janeiro (21/05) e do Rio Grande do Norte (26/5). Além do protesto de Curitiba, outras mobilizações ocorrerão em Brasília (03/06) e Manaus (11/06).

Para o ato na Capital Federal, a CUT traçou como meta a mobilização de 300 dirigentes sindicais para uma ocupação pacífica do Congresso Nacional. "Neste momento é fundamental a unidade do movimento sindical e social em defesa da Petrobrás e do patrimônio público nacional. Portanto, vamos juntos ampliar a defesa do nosso petróleo e do gás contra os que querem destruir a imagem da empresa, paralisar os investimentos e, com isto diminuir o ritmo do desenvolvimento do país", diz trecho do ofício Direção Executiva da CUT.