Movimentos sociais na luta para que o petróleo seja nosso

O PLS 531/09 entrou em tramitação no Senado antes dos projetos do governo e deve dar um novo impulso à campanha





Imprensa da FUP

Os movimentos sociais estão se articulando para uma nova batalha no Congresso Nacional, em defesa do projeto de lei construído pelos trabalhadores para garantir que todo o petróleo e gás do país seja controlado pelo Estado, em benefício do povo brasileiro. Após a disputa travada na Câmara dos Deputados Federais, onde as propostas dos movimentos sociais foram debatidas na Comissão Especial que analisou o projeto do Executivo para o novo modelo de exploração do pré-sal, os trabalhadores agora enfrentam uma nova luta no Senado.

O projeto dos movimentos sociais (PLS 531/09) entrou em tramitação na Casa antes dos projetos do governo e, portanto, deve dar um novo impulso à campanha nacional por uma nova lei que garanta que o petróleo seja de fato do povo brasileiro e a Petrobrás uma empresa 100% estatal e pública. O PLS 531/09 se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) e tem como relator o senador Delcídio do Amaral (PT/MS).

Plenária no Rio

Os movimentos sociais do Rio de Janeiro participam nesta sexta-feira, 12, da plenária estadual da Campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso". Um dos principais pontos de pauta será a organização da luta para garantir a votação no Senado do projeto assinado pelos trabalhadores.

Comitê em Santa Catarina

A regional da CUT em Florianópolis criou um comitê em Santa Catarina para ampliar a campanha "O petróleo tem que ser nosso". Os integrantes do Comitê têm como meta coletar 50 mil assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular em defesa do monopólio estatal do petróleo e gás, através da Petrobrás 100% pública.

Ato dia 22 no Rio

Várias entidades, inclusive a FUP, estão organizando uma grande manifestação, no próximo dia 22, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. O ato será em defesa do monopólio estatal do petróleo, tendo a Petrobrás como empresa 100% estatal e pública, como prevê o projeto de lei dos movimentos sociais. O ato também tem por objetivo barrar a continuação dos leilões de petróleo e gás.