Movimentos sociais intensificam lutas

Mais de 50 mil trabalhadores rurais participaram da Jornada Nacional de Lutas, que envolveu 20 estados do país e a capital federal…





 Imprensa da FUP

Na última semana, o MST e demais movimentos sociais ligados à Via Campesina realizaram uma série de manifestações, atos políticos e ocupações por avanços na política de reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar. Mais de 50 mil trabalhadores rurais participaram da Jornada Nacional de Lutas, que envolveu 20 estados do país e a capital federal, onde cerca de quatro mil camponeses acamparam no Ministério da Fazenda, exigindo respostas concretas do governo. A luta surtiu efeito e garantiu conquistas importantes em liberação de recursos e financiamentos para os programas de reforma agrária, educação rural e agricultura nos assentamentos e pequenas propriedades. 

Os estudantes também tomaram as ruas do país, na jornada nacional de lutas intitulada Agosto Verde Amarelo da UNE, que contou com a participação de alguns sindicatos da FUP. Em vários estados, jovens universitários e do ensino médio cobraram mais verbas para a educação (10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal), ensino de qualidade, ampliação das vagas nas universidades e escolas públicas, melhoria da infra estrutura, entre outras reivindicações. Nesta quarta-feira, 31, mais de 5 mil estudantes ocuparam o eixão de Brasília com uma marcha que contou com a participação da estudante chilena Camila Vallejo, uma das líderes do movimento que tem levado milhares de jovens às ruas de Santiago, questionando o atual governo neoliberal, que está tentando impor uma agenda privatista ao país. Os estudantes e as centrais sindicais do Chile realizaram recentemente uma greve geral de 48 horas que foi fortemente reprimida pelo governo.

Estatização do petróleo – Junto com outros movimentos sociais, a FUP e delegações de petroleiros da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Duque de Caxias estiveram em Brasília no último dia 24, participando de mais uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em defesa da retomada do monopólio estatal do petróleo e gás, como cobram no Projeto de Lei 531/2009, em tramitação no Senado. O diretor da FUP, Simão Zanardi Filho, ressaltou a importância da retomada do monopólio para garantir a soberania nacional e denunciou os acidentes que têm matado trabalhadores na indústria de petróleo. “Não poderia vir aqui no Congresso Nacional e deixar de exigir providências em relação às mortes de trabalhadores da Petrobrás. Por isso, queremos uma empresa 100% estatal, que respeite o povo, nossos recursos naturais e seus trabalhadores”, declarou.