Movimentos sociais discutem próximos passos da luta pela estatização do petróleo

Uma plenária nacional será realizada na segunda quinzena de março, em Minas Gerais…





Imprensa da FUP

Em reunião dia 24, em Brasília, o Comitê Operativo da campanha "O Petróleo tem que ser nosso" convocou para a segunda quinzena de março mais uma plenária nacional para discutir novas estratégias de luta em defesa da soberania energética e da Petrobrás 100% pública e estatal. Até lá, serão realizados seminários estaduais pelo país afora para que os movimentos sociais debatam regionalmente as propostas que serão discutidas na plenária nacional.

O Comitê Operativo elencou algumas questões que deverão ser priorizadas nos debates, como a articulação de uma frente parlamentar e de uma conferência nacional sobre energia, o aprofundamento das propostas focadas na sustentabilidade ambiental e a discussão de novos instrumentos de mobilização e estratégias para aproximar mais a campanha da população. A plenária nacional será realizada em Minas Gerais, na segunda quinzena de março. Será a quarta plenária da campanha “O petróleo tem que ser nosso”. A última foi em Guararema, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de maio de 2009.

A FUP é uma das entidades que integram o Comitê Operativo da campanha, que tem unificado os principais movimentos sociais do país na luta contra os leilões de petróleo e pela retomada do monopólio estatal, através da Petrobrás 100% pública. Um de seus principais instrumentos de luta é o projeto de lei 531/2009, em tramitação no Senado, que reúne as propostas dos movimentos sociais para que o Estado detenha total controle sobre o petróleo e gás do país, garantindo a soberania nacional e a utilização destes recursos em benefício do povo brasileiro.

Mobilizações

A FUP e os movimentos sociais têm protagonizado importantes mobilizações em defesa da Petrobrás, do pré-sal, dos campos terrestres e contra a privatização do petróleo. Ao longo dos anos 2000, os trabalhadores ocuparam por diversas vezes as ruas do país e o Congresso Nacional contra os entreguistas de plantão e em defesa da Petrobrás 100% pública e estatal.

No último dia 21 de outubro, cerca de dez mil pessoas participaram do ato público, no Rio de Janeiro, contra a privatização do pré-sal e o retrocesso. A mobilização foi organizada pela FUP e abraçada pelas demais entidades que integram a campanha “O petróleo tem que ser nosso”. Foi a principal e a maior manifestação de rua do segundo turno da eleição presidencial, onde o pré-sal, a Petrobrás e as demais estatais estiveram o tempo todo na mira dos tucanos e demos. A luta para que o petróleo seja do povo brasileiro continua e deve ser intensificada e ampliada a partir da agenda dos movimentos sociais.