Movimentos prestam solidariedade aos trabalhadores da Petrobrás, em SC

MAB

Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e do Movimento Sem Terra (MST) estão desde ontem (15), fazendo uma série de ações na grande Florianópolis, em Santa Catarina. A mobilização faz parte de uma jornada nacional de lutas que tem por objetivo pressionar por novas áreas para a Reforma Agrária, renegociação de dívidas, nova modalidade de crédito e também fazer o debate público cobrando do governo federal o cancelamento do leilão do campo de Libra, na área do pré-sal, previsto para o próximo dia 21.

Ontem os manifestantes ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária estadual, na cidade de São José, e entregaram a pauta de reivindicações para o superintendente, José dos Santos. Pela tarde, os movimentos realizaram uma aula pública na Universidade Federal de Santa Catarina alertando os estudantes, professores, servidores e a sociedade em geral sobre o risco que o leilão do pré-sal representa para a soberania nacional, já que as grandes empresas interessadas são transnacionais.

Ainda na parte da tarde de ontem, os movimentos foram até o órgão estadual do meio ambiente, a Fatma, onde denunciaram a situação dos atingidos por barragens no estado e cobraram soluções para as 160 famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica de Garibaldi que estão com graves pendências sociais na região do planalto catarinense. Como resultado da pressão, os diretores do órgão ambiental se comprometeram a, nos próximos dias, fazer uma reunião interna para decidirem sobre os casos dessas famílias. A mesma lista foi entregue também no Ministério Público Federal.

Já manhã de hoje (16), os militantes marcharam até a sede da Conab de Santa Catarina, em defesa deste órgão que tem apoiado iniciativas que beneficiam os camponeses. Depois da marcha, seguiram em direção à cidade de Itajaí, onde participam nesta quarta-feira de uma manifestação conjunta com os petroleiros contra o leilão do petróleo do campo de Libra, na Bacia de Campos. Os petroleiros tem o indicativo de greve para amanhã (17).