Movimentos Populares iniciam greve de fome no STF nesta terça-feira

Nesta terça-feira (31/07) às 16h, integrantes dos Movimentos Populares iniciaram greve de fome, por tempo indeterminado, no Supremo Tribunal Federal (STF) pela libertação do ex-presidente Lula que se encontra como preso político há 116 dias, além de cobrar justiça do Poder Judiciário.

A greve de fome é organizada pelos Movimentos que integram a Via Campesina Brasil, porém a ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Democracia e libertação do ex-presidente Luís Inácio lula da Silva. Vilmar Pacífico, Jaime Amorim e Zonália Santos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Frei Sérgio que já fez outras greves do fome e Rafaela Santos, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); e Luiz Gonzaga (Gegê), da Central dos Movimentos Populares (CMP), compõe o grupo de grevistas.

Porém outros movimentos se somam nesta construção, como o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A Greve de Fome um método de pressão política pacífica, por meio do qual pessoas deixam de consumir alimentos sólidos em local público para apresentar reivindicações, exigir que sejam atendidas, provocar amplos debates na sociedade e provocar indignação e mobilizações em amplos setores da sociedade.

“A situação de desgraça e desespero que nosso povo vive tem muitas causas econômicas e sociais, mas os agentes diretos que operam o massacre, a injustiça e a destruição da Constituição, tem nome e sobrenome e eles são os responsáveis por estarmos em Greve de Fome entre eles o Juiz Sérgio Moro; os Desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Vitor Laus; os irmãos Marinho, donos das organizações Globo; os Ministros e Ministras, Luiz Edson Fachin, Carmem Lúcia, Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber, Luís Fux e Alexandre Moraes”, afirma Frei Sérgio.

As organizações da Greve de Fome excluíram dessa responsabilidade os cinco Ministros que votaram pela garantia da presunção de inocência, entendendo que ninguém deve ser preso até a condenação em última instancia.

Zonália Santos, destaca porque se dispôs a fazer a greve, “me dispus a fazer a greve de fome pois ainda tenho essa opção de fazer a Greve de Fome, para que tantos outros não venham a passam fome, não venham a chegar a morrer de fome, pois nosso país está tomando rumo muito complicado muito difícil”.

Serviço:
Greve de Fome
Onde: STF
Inicio: 16 horas

Informações para imprensa:
(61) 9 9996 4391 – Adi
(11) 9 4817 2567 – Neudi
(61) 9 9684 6534 – Mayra

Acompanhe a transmissão ao vivo pela página da Frente Brasil Popular no Facebook
https://www.facebook.com/FrenteBrasilPopular/