MOVA-Brasil forma educadores para nova etapa do projeto

Até dezembro, mais 31.550 alunos serão alfabetizados…





Imprensa da FUP

O projeto MOVA-Brasil conclui no dia 18 de março a formação inicial dos educadores e coordenadores que darão continuidade ao processo de alfabetização de jovens e adultos realizado pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a FUP e a Petrobrás. Esta será a terceira etapa do Projeto MOVA-Brasil Desenvolvimento & Cidadania que está mobilizando cerca de 90 coordenadores e 1.262 educadores em pólos e núcleos de alfabetização nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O objetivo é alfabetizar 31.550 alunos em 161 municípios destes estados, entre março e novembro de 2011. Desde que o projeto começou, em 2003, cerca de 150 mil jovens e adultos já foram alfabetizados pelo MOVA-Brasil. A atuação da FUP e de seus sindicatos é reconhecidamente decisiva para o sucesso do projeto, contribuindo para resgatar a cidadania do povo brasileiro.

A capacidade de articulação e de mobilização do movimento sindical petroleiro tem sido fundamental para que o MOVA-Brasil atinja o seu principal objetivo, que é a inclusão social de um imenso segmento da população, que durante anos foi discriminado. Mais do que letras e números, o projeto tem garantido aos alunos a oportunidade de reconstruírem seus destinos, conquistando o direito à cidadania plena e participativa.