Morre trabalhador acidentado na Rlam

Faleceu agora de manhã, o trabalhador terceirizado da Petrobras, Eli da Silva…








Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia


Faleceu agora de manhã, o trabalhador terceirizado da Petrobras, Eli da Silva, que estava internado, há uma semana, na UTI do Centro de Medicina Humana (antiga UMI), em Candeias. Eli e outros dois trabalhadores da empresa MIP Engenharia, que presta serviço à Petrobras, sofreram queimaduras no corpo ao serem atingidos por vapor de alta pressão e temperatura de quase 400 graus, que escapou de uma tubulação. O acidente aconteceu na unidade 83 da Rlam, na sexta-feira, dia 12, por volta das 15 horas, quando os trabalhadores estavam colocando em funcionamento uma caldeira.

Eli da Silva estava com 70% do corpo queimado e foi submetido a cirurgias na semana passada, mas não resistiu. Segundo informações do Sindicato dos Químicos e Petroleiros, nos últimos dias, o trabalhador apresentou uma infecção pulmonar que agravou o estado de saúde. Os outros trabalhadores continuam internados no Centro de Medicina Humana. Eles tiveram de 15% a 20% do corpo queimado.

Há algum tempo, o Sindicato chama a atenção para a política de segurança da Petrobrás que está deixando a desejar. Em busca da redução de custos e de respostas imediatas para seus empreendimentos, a Petrobrás está negligenciando a segurança dos trabalhadores, sobrecarregando-os. E ainda não prioriza o treinamento nas empresas terceirizadas. Diretores do Sindicato integram a comissão que está investigando as causas do acidente.