Moraes-FUP apresenta propostas para o C.A. e se destaca em debate na Petrobrás

João Antônio de Moraes provou que está preparado para ser o representante dos trabalhadores neste importante órgão de decisão…





Imprensa da FUP

Em debate realizado pela Petrobrás nesta quarta-feira, 28, entre os dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição para o Conselho de Administração da empresa, João Antônio de Moraes provou que está preparado para ser o representante dos trabalhadores neste importante órgão de decisão. O debate foi transmitido ao vivo para todos os trabalhadores da Petrobrás, através da TV Corporativa. 


 
João Antônio de Moraes abriu o debate explicando a importância da organização nacional da categoria, ressaltando que a FUP foi a primeira entidade a lutar pela representação dos trabalhadores na Petrobrás. Ele destacou que é fundamental levar para o Conselho de Administração a visão do mundo do trabalho e que é preciso ter capacidade de diálogo, pois o C.A. é um espaço de negociação. Moraes ressaltou a importância histórica da conquista da eleição direta de um representante dos trabalhadores para o Conselho de Administração e revelou que continuará lutando para democratizar ainda mais a gestão da Petrobrás. Através da FUP e de seus sindicatos, agirá para que haja maior intervenção do conselheiro eleito, pois, pela atual lei, em caso de conflito de interesses com questões trabalhistas no C.A, ele não pode votar, nem participar das discussões.


 
O debate teve momentos tensos, onde o outro candidato, em vez de apresentar suas propostas, tentou o tempo todo desqualificar o seu concorrente, atacando, também, as organizações sindicais da  categoria. João Antônio de Moraes lamentou a postura de seu adversário, lembrando que ele foi um dos articuladores da divisão da FUP. Moraes foi enfático ao declarar que a atitude do outro candidato depõe contra quem pleiteia representar os 58 mil trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. 
 
Ao responder as perguntas dos trabalhadores, João Antônio de Moraes informou que prestará contas regulares de seu mandato como conselheiro eleito e declarou que tem orgulho de ter sido um dos articuladores nacionais da construção e redação do Projeto de Lei que defende a retomada do monopólio estatal do petróleo, através da Petrobrás 100% pública (o PLS 531/2009), que atualmente está em tramitação no Senado. Ele também respondeu perguntas relacionadas ao setor naval, destacando que o fortalecimento da indústria nacional, com geração de empregos decentes e distribuição de renda, é um dos pontos que defenderá no C.A. 

João Antônio de Moraes também frisou a importância da unidade, pois é fundamental que o conselheiro eleito esteja em sintonia com os trabalhadores e também com a sociedade brasileira. Daí a importância do conselheiro ter propostas e capacidade de diálogo. Ele convidou os trabalhadores a conhecerem suas propostas e acompanharem sua campanha através do portal da FUP  e do blog votecapetrobras.com.br
 
Moraes terminou o debate convocando toda a categoria a votar, lembrando que a eleição segue até o dia 05 de março e pode ser feita de qualquer local de trabalho, através da Petronet, acessando o Explorer.