Mobilizados, petroleiros cobram avanços da Petrobrás

alt

 

FUP

Os petroleiros voltaram a se mobilizar nesta sexta-feira, 10, quando a FUP realizou a quarta rodada de negociação do regramento da PLR com a Petrobrás, que deverá apresentar uma proposta final no dia 24 de maio. Para pressionar a empresa a avançar no atendimento de regras justas e democráticas para provisionamento e distribuição das PLRs futuras, os sindicatos realizaram atrasos em várias bases. Houve mobilizações na Replan (SP), Regap (MG), Reduc (Duque de Caxias), Edivit (ES), Terminal de Suape e Refinaria Abreu e Lima (bases de PE), Repar, Six e Terminal de São Francisco do Sul (bases do Paraná).

alt Refinaria Abreu e Lima (PE)

alt Sede da Petrobrás em Vitória (ES)

alt Repar (PR)

alt SIX (PR)

alt Reduc (Duque de Caxias)

alt Replan (Unificado-SP)

FUP reúne-se com o Dest

Na quarta-feira, 08, a FUP levou ao diretor geral do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), Murilo Francisco Barella, as principais reivindicações dos trabalhadores para o provisionamento e distribuição das PLRs no Sistema Petrobrás. A Federação informou que houve acordo com a empresa em relação a maior parte dos indicadores negociados, menos o que faz referência ao vazamento de produtos, pois os trabalhadores não têm intervenção na gestão de SMS. A FUP também reiterou que a negociação do montante da PLR deve ter como parâmetro os dividendos pagos aos acionistas, como determina a Resolução 10 do Dest. Murilo Barella afirmou que a resolução é apenas uma referência e que o provisionamento da PLR na Petrobrás tem por base o lucro líquido.  O diretor geral do Dest informou que fará uma reunião nos próximos dias com a Petrobrás para buscar um entendimento em relação a essa questão.

Negociação com a Petrobrás

Nesta quarta rodada de negociação, a Petrobrás apresentou os indicadores acordados com a FUP, tomando como base os resultados de 2012 e do primeiro trimestre de 2013. A Federação apresentou um estudo do Dieese, cujos cálculos apontam que cerca de 10% do montante total PLR 2012 foram apropriados por apenas 4,5% dos trabalhadores, justamente aqueles que já recebem os maiores salários. A FUP reiterou a proposta dos trabalhadores de pagamento igual para todos.

A próxima reunião com a Petrobrás está agendada para o dia 24, quando a empresa deverá apresentar a proposta final para regramento da PLR. Toda a negociação de regramento da PLR conduzida pela FUP teve como base a proposta aprovada em 2008 pelos trabalhadores e cuja íntegra pode ser acessada aqui. A proposta que sair desse fórum será submetida aos trabalhadores nas assembléias e, caso seja aprovada, será implementada para o exercício de 2014, cujo pagamento será feito em 2015.