Mobilização nacional dia 17 por uma PLR com regras claras e justas

 

FUP

 

No próximo dia 17, a FUP orienta os sindicatos a realizarem uma grande mobilização nacional para pressionar a Petrobrás a apresentar uma proposta para quitação da PLR 2011 e a reabrir imediatamente as negociações para regramento das PLRs futuras. A proposta de regramento que foi apresentada pela empresa no início do ano não contempla as principais reivindicações da categoria e ainda piora o atual modelo de distribuição da PLR que tem sido acordado com os trabalhadores.

Apesar da FUP ter se manifestado contrária à proposta da Petrobrás e estar cobrando a retomada da negociação das PLRs futuras com base nas reivindicações da categoria, a empresa até hoje não se posicionou sobre esta questão, nem tampouco sobre a quitação da PLR 2011. Sem pressão e mobilização, corremos o risco de amargar retrocessos. No balanço financeiro da Petrobrás, aprovado pelos acionistas, o provisionamento da PLR 2011 foi reduzido em 7,73% em relação ao exercício de 2010, enquanto o montante referente aos dividendos subiu 2,33% no mesmo período.

Mais do que nunca, é fundamental definirmos regras claras e democráticas para distribuição dos lucros construídos pela categoria. A FUP, portanto, convoca todos os petroleiros e petroleiras a participarem ativamente das mobilizações organizadas pelos sindicatos no próximo dia 17.