A FUP e seus sindicatos lamentam o falecimento do companheiro João Batista Gomes, o “Joãzinho da CUT”, importante liderança sindical de São Paulo e parceiro de longa data dos petroleiros e petroleiras em diversas lutas da categoria
Nesta sexta-feira (4), a classe trabalhadora brasileira perdeu uma das suas lideranças mais queridas: “Joãozinho da CUT”. Servidor público, João Batista militou no Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) desde 1988, a partir da organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Comissão Sindical de Base na Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Paulo. Foi diretor de base do Sindsep e estava como secretário de Assuntos Jurídicos, Econômicos e Pesquisas da entidade. O companheiro lutava bravamente contra um câncer.
Atuou em lutas e pautas históricas da CUT como a reforma política, contra a reforma administrativa no serviço público, pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial, entre tantas outras. Foi responsável por várias ações na Central, com destaque para a participação junto à Comissão Nacional da Verdade, das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e , em especial na luta contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, além da luta contra as reformas Trabalhista, Previdenciária e da lei das terceirizações durante os governo de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Um de nós
Com os petroleiros teve parceria de longa data. Joãozinho sempre estava a postos para participar das articulações promovidas pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pelo Sindipetro Unificado, sempre parceiro, sempre ponta firme. Participou ativamente dos comitês “O petróleo é nosso” e em defesa do Pré-sal, e sempre teve interesse nas pautas relacionadas com o setor, fiel a seu compromisso inquebrantável com a defesa da soberania nacional e de uma Petrobrás forte e pública a serviço do povo brasileiro.
A categoria petroleira perde um aliado, mas não o espírito de luta que representou e continuará a representar. Prometemos honrar a memória de Joãzinho continuando sempre em defesa da democracia e na construção de um Brasil soberano e justo para todos e todas.
Companheiro João, nunca vamos te esquecer.