Após o painel sobre Responsabilidade Social e Sindicalismo, os petroleiros participaram de outro debate que também diz respeito à responsabilidade social, mas desta vez, no segmento da comunicação. O segundo painel da parte da manhã foi sobre Militância Sindical nas Mídias Sociais, com a presença do jornalista e presidente do Centro de Estudos de mídia alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges, que também é organizador dos Encontros Nacionais de Blogueiros Progressistas.
Além do jornalista que tem protagonizado a forte disputa entre a blogosfera e ativistas da comunicação nas redes sociais, contra a hegemonia dos grandes conglomerados da comunicação do Brasil, o debate contou com a presença do jornalista, blogueiro e editor da Rede Brasil Atual, portal de notícias que dá grande cobertura às lutas dos movimentos sociais e sindicais do Brasil, e do fundador da rede social Mobilização BR, Juan Pessoa, que também coordenou a campanha da presidenta Dilma Rousseff nas mídias sociais, e mais recentemente, a campanha de Ollanta Humala, eleito no peru.
Durante o debate, os comunicadores ressaltaram a importância do uso constante das redes sociais como blogs, Twitter e FaceBook como meios de comunicação dos sindicatos e movimentos sociais. Altamiro Borges expos diversos exemplos de como estes instrumentos da internet foram utilizados para desmentir fatos divulgados pelas grandes emissoras durante a última eleição presidencial, e ressaltou a necessidade de uma nova regulação dos meios de comunicação, para que de fato a democratização da informação seja consolidada. Miro também detalhou alguns pontos do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que se consolidado, servirá como instrumento de inclusão digital e redução das desigualdades no Brasil.
O fundador da Mobilização BR também ressaltou a importância da internet na consolidação de fatos históricos e democráticos, como aconteceu na eleição de Dilma Rousseff e, detalhou o seu trabalho de militância nas redes sociais, também na campanha de Ollanta Humala, presidente eleito no Peru recentemente. Juan destacou que no Peru, apesar da utilização de apenas dois blogs, o resultado foi surpreendente.