Milhares de manifestantes pedem afastamento de Yeda Crucius

Um grande ato em Porto Alegre (RS), pelo impeachment da governadora Yeda Crucius…

CUT Rio Grande do Sul

Um grande ato em Porto Alegre (RS), pelo impeachment da governadora Yeda Crucius (PSDB), reuniu mais de cinco mil trabalhadores e estudantes nesta quinta-feira, 18. A manifestação foi promovida pela CUT e a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

A concentração foi às 10h em frente à sede do Ministério Público Federal, no centro de Porto Alegre. Por volta das 11h, os manifestantes saíram em caminhada até a frente do Palácio Piratini, onde foi realizado o ato público com a participação de líderes sindicais, estudantis e representantes de partidos políticos.

Durante o trajeto houve várias manifestações de incentivo das pessoas que passavam pelo centro de Porto Alegre. Muitas faziam gestos de apoio, entoavam as palavras de ordem ditas pelos manifestantes e pediam adesivos da campanha Fora Yeda.

Para o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, hoje é mais um dia histórico para a classe trabalhadora do Rio Grande do Sul: "Tenho certeza que os próximos capítulos dessa história será a derrubada do Governo Yeda/Feijó."

O dirigente cutista também falou da importância dos deputados assinarem o requerimento da CPI da Corrupção. "A sociedade gaúcha não aceita a corrupção e o autoritarismo que está instalado no Palácio Piratini. O nosso recado, em alto e bom som, é para os deputados que ainda não assinaram a CPI. Quem não quer que se investigue as denúncias, é conivente com a corrupção desse governo", acredita Woyciechowski.

Durante a manifestação, na Praça da Matriz, os deputados da oposição estavam coletando assinaturas para o abaixo-assinado para presionar os deputados a aderirem à CPI da Corrupção. Também foi realizado um ato simbólico, cerca de 30 manifestantes munidos de baldes e vassouras, lavaram a corrupção do nosso Estado, escovando a esplanada da Assembleia Legislativa, apesar da forte repressão policial.

"As vassouras não são para agredir ninguém. São só para lavar a corrupção. Contamos com a colaboração dos policiais militares que também são servidores públicos", declarou a secretária de Comunicação da CUT-RS, Sônia Solange Santos Viana.

O ato encerrou por volta das 13h e teve uma grande participação de diferentes setores da sociedade que não aguenta mais os sucessivos escândalos que assolam o governo gaúcho, indignando e envergonhando o povo gaúcho.