Mídia e Judiciário tentam engavetar maior fraude fiscal da história

Mesmo envolvendo valores superiores ao da Lava Jato, a Operação Zelotes já sumiu da mídia e está sendo boicotada também pelo Judiciário. O Ministério Público Federal pediu a prisão preventiva de 26 investigados, mas, ao contrário do que aconteceu na Lava Jato, todos os pedidos foram negados pela Justiça, que também não autorizou o bloqueio dos bens dos acusados de participarem de esquemas de propinas pagas por banqueiros e empresários para fazer desaparecer suas dívidas com a Receita Federal.

No último dia 13, a Câmara dos Deputados realizou a primeira audiência pública sobre fraudes e corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que podem ter causado prejuízos de R$ 19 bilhões aos cofres públicos, em função da sonegação de tributos. O procurador da República responsável pela Operação Zelotes, Frederico Paiva,foi ouvido pelos parlamentares e lamentou que as investigações estejam sendo prejudicadas pelo fato da Justiça ter indeferido todos os pedidos de prisão preventiva.

Alguns dos principais grupos financeiros e empresariais do país estão na lista dos beneficiados pelo esquema: Gerdau, RBS/Globo, Santander, Bradesco, Opportunity, Camargo Corrêa, Safra, Gerdau, Ford e Mitsubishi, entre outros. Entre os crimes investigados pela Operação Zelotes estão tráfico de influência, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Enquanto a mídia age como se nada de relevante acontecesse, o judiciário segue protegendo os empresários.  Tratamento oposto ao da Operação Lava Jato. Por que será?

Fonte: FUP