Metalúrgicos rejeitam mais uma proposta indecente

FEM/CUT

A FEM-CUT/SP reprovou mais uma proposta econômica em rodada de negociação da Campanha Salarial com a bancada patronal do Grupo 2 (máquinas e eletrônicos), realizada na manhã de sexta, dia 31, na sede da Abinee, na FIESP.

O G2 apresentou o reajuste salarial de 4,5% — índice muito baixo e que não repõe a inflação do período da data-base da categoria metalúrgica, 1º de setembro. O ramo metalúrgico cutista usa como parâmetro para calcular a inflação o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE, que ainda não fechou, mas a estimativa do Banco Central é que feche em torno de 5,32%. “Este valor é inaceitável. Reprovamos nas rodadas de ontem (quinta) as propostas dos Grupos 10, 8 e Estamparia que nos ofereceram 5%. Na nossa pauta, fomos claro: queremos o INPC integral da nossa data-base e mais aumento real”, frisa Valmir Marques (Biro Biro), presidente da FEM-CUT/SP.

Biro ressalta que a FEM só fechará um acordo que atenda às expectativas da categoria metalúrgica. A Federação não divulga o índice de ganho real na pauta, por que este valor é discutido e conquistado na mesa de negociação com cada setor patronal.  As negociações com a bancada patronal do Grupo 2 continuarão no dia 4 de setembro (terça-feira), às 10h, na sede da Abinee, na FIESP.

Grupo 3 e próximas rodadas
A negociação da Campanha Salarial com a bancada patronal do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos), prevista para esta sexta, dia 31, foi adiada para o dia 5 de setembro. O local e o horário ainda serão confirmados. No dia 4 de setembro, a Federação continuará a rodada com o Grupo 2, na Abinee (FIESP) e na Fundição. No dia 5, acontecerão as negociações com os Grupos 8, 10 e Estamparia, ambas na FIESP. As datas e horários podem sofrer ajustes. Acompanhe no Portal FEM-CUT/SP (www.fem.org.br) o calendário das rodadas.

Principais reivindicações da FEM-CUT/SP
Reposição integral da inflação no período da data-base da categoria  (1º de setembro);
Aumento real no salário;
Valorização nos pisos salariais;
Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução no salário;
Abono Salarial;
Ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias;
Seguro de vida em grupo.

Setores da base da FEM-CUT/SP em Campanha
Fundição
Estamparia
Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)
Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)
Grupo 10 (reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros).
Total de metalúrgicos em Campanha na base FEM: 206.5 mil