Metalúrgicos iniciam negociação da campanha salarial

Rede Brasil Atual

A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) iniciou hoje (14) a primeira rodada de negociações da campanha salarial com o chamado Grupo 3, composto pelos setores de autopeças, forjaria e parafusos. A reunião ocorreu na sede do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes par Veículos Automotores (Sindipeças), em São Paulo. Entre as reivindicações apresentadas, que compõem a campanha, com adesão de 51 mil metalúrgicos no estado, estão a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução de salário, seguro de vida em grupo e uma proposta que contemple o abono salarial. Ao final do encontro, o assessor jurídico Draúzio Rangel, coordenador da bancada do Grupo 3, disse que avaliará as reivindicações e que dará destaque ao abono salarial.

Durante a reunião, o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques, o Biro Biro, coordenador da bancada dos trabalhadores, apontou que a maioria dos metalúrgicos de São Paulo trabalham 44h. “Na nossa base, 73,5% dos metalúrgicos nos setores do G3 trabalham na jornada de 44h, somente 6,6% fazem 40 horas. Eles podem ser referência”, disse, segundo nota emitida pela entidade. 

Foi apresentado um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que indica que 83,3% dos trabalhadores no setor de autopeças no Brasil cumprem o regime de 44 horas semanais  e que apenas 6,2% fazem 40 horas. Esse estudo se baseia nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mas estes contrapõem os números do Sindipeças, que apontam que já metade dos trabalhadores na base da entidade, com 492 empresas associadas em todo o país, cumpre 40 horas.

Muitas empresas não oferecem a cobertura em grupo do seguro de vida, segundo Biro Biro. “Este direito visa oferecer uma garantia de seguro para o trabalhador e seus familiares em caso de invalidez e morte”, comentou.

Neste ano, o aumento salarial não fará parte das reivindicações, já que ele foi negociado no ano passado, é 10%, dividido em dois anos, válido até a data-base de 2013.

A próxima rodada de negociações será na próxima terça (21), no mesmo lugar. Na quinta-feira (16), ocorrerá na Federação de Indústrias de São Paulo (Fiesp) a primeira negociação dos metalúrgicos com o Grupo 8, que reúne os setores de trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários.