Metalurgicos estabelecem prazo final para as negociações da campanha salarial

Nesta segunda-feira (17), os metalúrgicos do ABC intensificaram as mobilizações por fábricas…

CUT

Nesta segunda-feira (17), os metalúrgicos do ABC intensificaram as mobilizações por fábricas para esquentar a campanha salarial. Esta foi a principal definição da reunião de mobilização realizada na última sexta-feira (14)  na Sede. Os trabalhadores também fixaram a segunda semana de setembro como prazo para o fim das negociações. "Vamos buscar o melhor acordo do Brasil", garantiu o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.

Ele explicou que a campanha salarial é um dos momentos mais importantes para a categoria. E que, neste ano, os metalúrgicos vivem dois mundos diferentes.

Um desses mundos é da indústria automobilística, que continua com alta na produção e nas vendas. O outro mundo abrange os setores de máquinas e de caminhões, que só agora começam a se recuperar das dificuldades provocadas pela crise econômica mundial.

"Nesta campanha precisaremos de muita criatividade para conquistar um bom resultado", completou Sérgio Nobre. O presidente do Sindicato disse que será fundamental a compreensão da situação e a mobilização de todos os companheiros.

Ele lembrou ainda que, mesmo em momentos mais difíceis que o atual, os metalúrgicos nunca abriram mão da reposição da inflação. "Se nos últimos anos tivemos crescimento no mercado, foi porque o trabalhador aumentou seu poder de compra. Por isso, é fundamental o aumento real", concluiu.

O Presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT, Valmir Marques, o Biro Biro, também fez uma análise do setor. Ele falou da importância que a campanha salarial dos metalúrgicos paulistas tem, pois é referencia para todo o País.

"A luta vai ser intensa. Para enfrentar as dificuldades que essa campanha promete, teremos de ter muita disposição. Por isso, vai ser fundamental a participação ativa dos Metalúrgicos do ABC", conclamou.

MOBILIZAÇÃO Já o diretor do Sindicato e vice-presidente da CUT, José Lopes Feijoó, começou sua fala com agradecimento aos companheiros pelo apoio no 10º Concut, que definiu a nova direção da Central.
Feijoó anunciou uma mobilização no próximo dia 28 para marcar o aniversário da CUT, em São Paulo.

Atualizado em ( 17/08/2009 )