Metalúrgicos do ABC conquistam 180 dias de licença maternidade

Um novo acordo de adesão aos 180 dias de licença maternidade foi assinado na manhã desta terça-feira…





CUT

Um novo acordo de adesão aos 180 dias de licença maternidade foi assinado na manhã desta terça-feira (31). Agora a conquista ocorreu na Karmann Ghia, fábrica do grupo 3 em São Bernardo.

A empresa é a décima primeira que adere a campanha “Da licença, queremos 180” desde seu lançamento, em março deste ano, durante o 2º Congresso das Mulheres Metalúrgicas.

Importância Social

O coordenador do CSE na Karmann Ghia, Valter Pereira, o Valtinho, conta que as negociações com a fábrica começaram junto com a Campanha Salarial e passaram por um período intenso até a aprovação do acordo.

“Depois de muitas conversas conseguimos sensibilizar a empresa mostrando a importância social da extensão da licença para as trabalhadoras e para a empresa”, afirmou Valtinho.

“Agora queremos  expandir esta conquista para todo o Grupo Brasil, ao qual a empresa pertence”, conclui.

Planos para o futuro

Para Andrea Sousa, coordenadora do Coletivo de Gênero do Sindicato, com dois meses a mais de licença maternidade as companheiras sentem-se mais seguras em relação ao futuro.

Esse  é o caso de Ariane Neves, de 21 anos,  auxiliar de produção na Karmann Ghia. “Pretendo casar e ter muitos filhos depois que terminar meus estudos. Será ótimo poder amamentar durante seis meses e acompanhar o crescimento deles”, diz.

A experiência de Carina Gomes, operadora de CNC na empresa, foi diferente. “Quando nasceu minha filha, há três anos, só consegui amamentá-la direito até os quatro meses e precisava deixar a nenê com  minha mãe para ir trabalhar”, relatou. “Hoje seria melhor”, completou a companheira.