Metalúrgicos do ABC conquistam 10% de reajuste salarial

Após mais de 15 dias de pressão, 100 assembleias, paralisações pontuais e aviso de greve, os metalúrgicos do ABC conquistaram 10% de aumento salarial…





 Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Após mais de 15 dias de pressão, 100 assembleias, paralisações pontuais e aviso de greve, os metalúrgicos do ABC conquistaram 10% de aumento salarial (7,39% do INPC do período mais 2,44% de aumento real). O índice foi aprovado, por unanimidade, em assembleia realizada no início da noite desta terça-feira (20), na rua em frente à Regional do Sindicato, em Diadema.A categoria decretou aviso de greve na semana passada, quando também decidiu que, se as empresas não chegassem aos 10%, seria decretada greve geral por tempo indeterminado. Não foi preciso. As empresas cederam.

O reajuste vale para os grupos 2, 3, Fundição e Estamparia e é igual ao conquistado pelos trabalhadores nas montadoras, em 28 de agosto. As negociações prosseguem, porém, com os grupos 8 e 10. O G8  estava em assembleia patronal ontem à noite e tudo indicava que fecharia acordo com o mesmo índice ATÉ hoje (21) e o G10 em negociação com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT.

“Por mais um ano conseguimos um índice igual para todos os metalúrgicos. Apesar de a categoria ser muito diversa, com grandes, médias e pequenas empresas, a conquista é resultado de uma campanha bem definida e, principalmente, por da mobilização de vocês, trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, que acredita que a conquista se estenderá aos grupos 8 e 10. Também foi aprovado na assembleia de ontem que o abono será discutido por empresa.

CARTA DE APOIO À DILMA

Sérgio Nobre colocou em votação que o Sindicato, em nome da categoria, envie uma carta à presidente Dilma Rousseff reconhecendo a sua coragem em aumentar o IPI dos carros importados. A proposta foi ovacionada e aprovada por unanimidade.

“A presidente sofre uma forte oposição de setores poderosos. Basta ver a opinião dos grandes jornais sobre o aumento do IPI. É porque os importadores são grandes anunciantes. Então, tomo a liberdade de pedir a vocês a aprovação da carta em reconhecimento ao ato do governo federal, que se preocupa em preservar empregos e a produção nacional”, afirmou Sérgio Nobre ao final da assembleia.