Metalúrgicos do ABC aprovam aviso de greve

Categoria reivindica 10% de reajuste, abono e avanços sociais…





Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Os dois últimos dias desta semana e os dois primeiros da semana que vem serão de intensa movimentação para os metalúrgicos do ABC.

São dias de fazer cara feia, protestos, atos, paradas parciais na produção para pressionar o patrão a apresentar propostas para a categoria. Na terça-feira (20) tem nova assembléia e, sem proposta, é greve.

Foi esta a deliberação de assembleia na noite desta quarta-feira (14) na Regional Diadema. Sob uma fina garoa e um frio cortante, milhares de companheiros e companheiras ocuparam a rua e demonstram muito calor para aprovar a disposição de luta.

Segundo o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, a categoria exige um acordo igual ao aprovado pelo pessoal nas montadoras, com 10% de reajuste, abono e avanços sociais. “Só que o que os sindicatos patronais nos ofereceram até agora está longe disto. Por isto entregamos aviso de greve a eles e a partir de agora vamos entregar aviso de greve empresa por empresa”, afirmou.

O aviso cumpre um ritual legal para evitar que os grupos peçam à justiça julgamento de uma eventual greve geral e, assim, prejudique a categoria.

Sérgio Nobre avisou que  o Sindicato exige assinar convenções coletivas e não fará acordos por empresa para não enfraquecer a negociação conjunta, que envolve 14 sindicatos no Estado. “Se a empresa quer um acerto, que vá para dentro do seu sindicato patronal e faça pressão lá”, avisou. 

 Organização da luta é por fábrica

Nesta quinta-feira (15), ao chegar no trabalho, procure o representante sindical ou a assessoria. A mobilização é por fábrica e a companheirada é quem decide como fazer a luta. E na terça-feira que vem, todos novamente da Regional Diadema, às 18h.