Metalúrgicos da CUT entregam pauta da Campanha Salarial para as bancadas patronais

FEM-CUT

Dirigentes da FEM-CUT/SP e dos 14 sindicatos filiados entregaram nesta quinta-feira, dia 4 de julho, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial para as seis bancadas patronais na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), situada à Avenida Paulista. Antes da entrega, os sindicalistas realizaram um ato de Lançamento da Campanha, que reuniu cerca de mil metalúrgicos de todo o Estado.  A data-base da categoria é 1º de setembro, e estão em Campanha Salarial na base da FEM 205,5 mil trabalhadores no Estado. 

Entre as reivindicações estão a reposição integral da inflação, o aumento real no salário, a valorização nos pisos salariais, a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e  a ampliação e unificação de direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, a conjuntura econômica no setor industrial é diversificada, com setores alcançando resultados positivos, como a indústria automobilística, e outros nem tanto. “Temos situações variadas em relação ao cenário econômico. Por isso é um desafio conseguir um caráter unitário na negociação e um bom resultado. Mas sempre fomos referencia, uma categoria determinada que sabe fazer luta. Portanto, temos certeza de que vamos conseguir avançar”, afirmou.

Marques destacou a unificação das cláusulas sociais como ponto relevante da pauta. “Elencamos os melhores benefícios de cada Convenção e queremos unificá-los. Por exemplo, a licença-amamentação. Conseguimos com negociação a extensão em oito dias deste benefício para a mãe metalúrgica, mas não são todos os grupos patronais que têm a cláusula. Queremos que tenha em todos”, disse o dirigente. 

Chão de fábrica

Segundo o presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques, o Biro Biro, muitas das conquistas alcançadas pela categoria nos últimos dez anos estão superadas. “A Federação tem por prática ouvir as reivindicações do chão de fábrica para atender as demandas e se aproximar de uma nova realidade”, afirma. Ao receber as reivindicações, os representantes patronais destacaram o cenário difícil enfrentado pela indústria nacional e pediram “bom senso” para os trabalhadores. “Em face à situação econômica do País, deve prevalecer o bom senso para a negociação, para buscar um ponto de equilíbrio entre as necessidades dos trabalhadores e as possibilidades das empresas”, disse o advogado Drausio Rangel, negociador do Grupo 3, que reúne os setores de autopeças, forjaria e parafusos.

Segundo ele, sem uma recuperação da economia será difícil atender a todas as reivindicações. O 1º vice-presidente Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos Eletrônicos e Similares do Estado (Sinaees), Dorival Biasia, fez coro. “O cenário atual da indústria é bastante difícil. Sei que na negociação tem interesses dos dois lados, mas não podemos sacrificar as empresas. Vamos negociar tudo que for possível para chegar num bom acordo como todo ano”, afirmou.

Lideranças
O ato de Lançamento da Campanha Salarial da FEM-CUT/SP reuniu cerca de mil metalúrgicos de todo Estado e reuniu lideranças do movimento sindical cutista, como os presidentes da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, e da CUT/SP, Paulo Cayres da CNM/CUT, o Secretário Geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, o deputado federal (PT), Vicentinho, dirigentes da FEM-CUT/SP e diretores e presidentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação no Estado. As negociações deverão iniciar no final deste mês.

Campanha Salarial FEM-CUT/SP 2013

Neste ano, a Campanha Salarial da FEM-CUT/SP negociará com os seis grupos patronais (abaixo) a melhoria e ampliação das cláusulas econômicas (aumento salarial e pisos) e sociais. Na base da Federação estarão em Campanha cerca de 206 mil metalúrgicos em todo o Estado e a data-base é 1º de setembro. A Federação representa 14 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado. Confira a abaixo os setores metalúrgicos da base da FEM em Campanha:

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)

Total:75.500

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)
Total: 51 mil

Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)

Total: 36 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)
Total: 35 mil

Estamparia
Total: 4.000

Fundição
Total: 4.000
Total: 205,5 mil metalúrgicos em Campanha