Metalúrgicos da CUT, Conlutas e Intersindical anunciam mobilizações e greves conjuntas nesta terça

 

Dirigentes dos sindicatos metalúrgicos filiados à FEM-CUT/SP, de São José dos Campos (CSP-Conlutas), Campinas, Limeiras e Santos  (Intersindical) vão unificar as mobilizações da Campanha Salarial e promoverão paralisações conjuntas. A decisão foi acertada em reunião ocorrida nesta sexta-feira (26), na sede da CUT/SP, na região do Brás.  A data-base das categorias é 1º de setembro.

A ideia dos sindicatos, que representam cerca de 340 mil metalúrgicos no Estado, é realizar na próxima terça-feira (30) um Dia Estadual de Lutas com mobilizações e paralisações nas produções com o objetivo de pressionar os patrões a destravarem as negociações e avançar na pauta de reivindicações das categorias.

A estratégia é parar, primeiramente, as empresas de autopeças nas bases da FEM-CUT (51 mil metalúrgicos), Conlutas (4.800) e Intersindical (25 mil trabalhadores).

Interesses dos metalúrgicos em 1º lugar

Nesta data, a FEM-CUT/SP terá uma nova rodada de negociação com o Grupo 3 (que reúne os setores de autopeças, forjaria e parafusos), às 10h, na sede do Sindipeças, em São Paulo. “Embora tenhamos nossas diferenças de concepção política e ideológica, estamos colocando como referência e em primeiro lugar os interesses dos trabalhadores. A nossa unidade neste momento difícil da Campanha nos fortalecerá e destravará as negociações”, destaca o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques da Silva, Biro-Biro.

O Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Limeira, Jair dos Santos, também concorda. “Vamos pressionar os patrões que estão em uma posição confortável. Eles se escondem atrás do processo eleitoral e fazem um discurso falso de crise. O Brasil não está em crise. O governo tem garantido vários incentivos para as empresas”, relata.

O sindicalista falou que os patrões querem criar um processo de “terrorismo psicológico na sociedade”, passando uma falsa ideia de “crise e desemprego”. “Estamos vendo outra realidade: as empresas estão batendo recorde de produção e os seus lucros estão aumentando”, explica.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá, disse que é importante a união dos metalúrgicos no Estado para conquistar o aumento real de salário. “A única forma de modificar o processo de negociação neste momento e derrotar a choradeira dos patrões de arrocho salarial é fazer este processo de mobilizações e greves”, finaliza.

Os metalúrgicos de SJC e da Intersindical estão negociando também com as bancadas patronais a renovação das cláusulas sociais. No caso dos metalúrgicos da base da FEM-CUT, a negociação envolve apenas as cláusulas de natureza econômica, pois as sociais têm validade até 2015.

Greve por tempo indeterminado

Os sindicatos metalúrgicos da base FEM-CUT, SJC (Conlutas), Campinas, Limeira e Santos (Intersindical) também definiram que se até sexta-feira (3) de outubro as bancadas patronais não apresentarem uma proposta de reajuste salarial com aumento real que atenda à categoria metalúrgica, a partir do dia (6), as fábricas de todos os setores patronais vão parar.

Campanha Salarial – Metalúrgicos CUT, Conlutas e Intersindical

Data-base: 1º de setembro

Metalúrgicos Campinas, Limeira e Santos (Intersindical)
Base total: 83 mil trabalhadores, sendo deste total 25 mil são do setor de autopeças

Metalúrgicos de São José dos Campos
Base total: 43,5 mil trabalhadores, sendo deste total 4.800 são do setor de autopeças

Base FEM em Campanha

Neste ano estão sendo negociadas as cláusulas econômicas, porque as sociais têm validade de dois anos e valem até 31 de agosto de 2015.

As reivindicações deste ano são: reposição dos salários pelo índice integral da inflação; aumento real de salário; valorização dos pisos; licença-maternidade de 180 dias para os grupos patronais que ainda não concedem este benefício às trabalhadoras (No Grupo 8 e Estamparia a cláusula é “facultativa” e a FEM quer que se torne um direito garantido e no G10 a cláusula assegura 150 dias) e redução da jornada de trabalho para 40h semanais sem redução no salário.

Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)

Total:89,139 mil

Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)

Total: 51,531 mil

Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários,

rodoviários entre outros)

Total: 41,872 mil

Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)

Total: 23,825 mil

Estamparia

Total: 5,337 mil

Fundição

Total: 3,941 mil

Total: 215, 645 mil metalúrgicos em Campanha. Lembrando que a FEM-CUT/SP representa

251 mil metalúrgicos na base (neste dado estão incluídos os setores aeroespacial e montadoras)

Dados: Subseção do Dieese da FEM-CNM/CUT

Fonte: CUT