Mês da consciência negra é encerrado com debate sobre políticas afirmativas

CUT-RJ

A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ promoveu na quarta-feira (28) o colóquio “Reflexões sobre os avanços das políticas afirmativas para a população negra”, que contou com representantes de diversas organizações do movimento negro e apresentação do projeto da UNESCO “Rota do Escravo”.

O debate se dividiu em dois momentos. Na primeira parte foi feita uma contextualização do tema com a participação do presidente da CUT-RJ, Darby Igayara, do secretário e da ex-secretária de Combate ao Racismo da Central, Antonio Barbosa e Glorya Ramos, do superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias, e da presidenta do Conselho Municipal de Defesa do Direito do Negro, Dulce Vasconcelos.

Já no segundo momento, o presidente do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), Benedito Sergio, apresentou o projeto Rota do Escravo, da UNESCO. Também colaboraram neste debate o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Paulo Roberto dos Santos, e os representantes do Instituto Pretos Novos, Claudio Honorato, e da Fundação Cultural Palmares, Rodrigo Silva.

No fim, a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-RJ se comprometeu a dar continuidade à discussão e reivindicação das políticas afirmativas para a população negra e a avaliar, junto à direção executiva e ao Coletivo de Combate ao Racismo, a possibilidade de realizar debates periódicos sobre o tema.