Mergulhador morre em acidente em terminal da Bahia

Com informações do Sindipetro-BA e da Petrobrás

O Sindipetro Bahia comunicou acidente fatal ocorrido nesta sexta (19), por volta do meio dia,  com um mergulhador de uma empresa subcontratada pela Petrobrás. Esse foi o segundo acidente fatal esse ano com trabalhadores contratatos pela empresa. Desde 1995, já ocorreram 327 óbitos de trabalhadores em acidentes no Sistema Petrobrás, sendo que 263 eram terceirizados.

Em nota divulgada, a Petrobrás esclarece o acidente no terminal da Bahia:

“A Petrobras informa o falecimento ocorrido hoje (19/04), por volta de 12h, de um mergulhador que trabalhava na obra do Terminal de Regaseificação da Bahia (TRBA), na Baía de Todos os Santos (BA).

Funcionário da empresa Atlantis, subcontratada do consórcio GNLBAHIA, ele desmaiou durante atividade de mergulho raso, ao vistoriar o casco de uma embarcação. Socorrido imediatamente, o mergulhador foi submetido pela equipe de resgate aos procedimentos de reanimação, tanto no local como na ambulância, porém chegou ao hospital sem sinais vitais.

A Petrobras e a empresa contratada estão prestando todo o auxílio necessário à família. Uma comissão de investigação será constituída para apurar as causas do ocorrido”.

FUP cobra da diretoria executiva da Petrobrás mudanças no SMS

No último dia 16, a FUP apresentou à diretoria executiva da Petrobrás as principais propostas que os trabalhadores discutiram no Grupo de Trabalho Paritário de SMS, mas que, no entanto, foram ignoradas ou desqualificadas pelos representantes da empresa, levando a Federação a se retirar do GT. A FUP tornou a criticar a falta de vontade política dos gestores em alterar a atual política de SMS e cobrou da diretoria executiva um posicionamento para as propostas defendidas pelo movimento sindical, ressaltando  a urgência de mudanças estruturais na forma como a empresa lida com a saúde e segurança dos trabalhadores. A reunião foi com a presidenta da Petrobrás, Maria das Graças Foster, e os diretores José Eduardo Dutra (Corporativo e de Serviços), José Miranda Formigli Filho (Exploração e Produção) e Almir Barbassa (Financeiro e Relações com Investidores).