O Sindipetro-NF conseguiu suspender as eleições das CIPAs da UO-BC, após a mesa de entendimento na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho – SRTE, realizada dia 26. Participaram pelo NF, coordenador do Sindicato Marcos Breda, o diretor, Norton Almeida, o Coordenador da FUP, José Maria Rangel e o assessor jurídico, Adilson Siqueira .
Segundo o acordo firmado entre a Federação Única dos Petroleiros e o Sindipetro-NF junto a Petrobrás, ficou definido que o processo atual de eleições Cipas será suspenso e todos os 110 trabalhadores movimentados voltarão as suas plataformas de origem e as transferências ficarão suspensas temporariamente até o fim do novo processo da eleição.
Será aberto prazo para novas candidaturas , garantindo a inscrição e o voto dos movimentados. Também será garantido o cancelamento da transferência dos que forem eleitos.
O resultado da mesa de entendimento valoriza e fortalece as eleições das cipas por plataformas, com compromisso por parte da UO-BC de não interferir nos próximos processos e de apresentar ao sindicato, anualmente, as movimentações relativas ao “Projeto de Mobilidade”.
Em reunião realizada hoje, 27, na Comissão Eleitoral ficou deliberado que o novo processo eleitoral seguirá os mesmos prazos do anterior, iniciando as inscriições a partir de segunda, 1 de fevereiro. As atuais candidaturas serão mantidas, inclusive dos movimentados e os atuais cipistas terão mandato postergado até a posse dos novos cipistas. Foi incluído nesse processo a P-65. Nas plataformas da UO-Rio a eleição segue normalmente.
Fonte: Sindipetro NF