Maria do Socorro, trabalhadora rural, assume a presidência do Conselho Nacional da Saúde

 

CUT, com informações da Contag e do Conselho Nacional de Saúde

Pela primeira vez, em 75 anos de história, o Conselho Nacional de Saúde, maior instância de controle social na área da Saúde, terá em sua presidência uma representante dos usuários e mulher. Maria do Socorro de Souza, assessora de Políticas Sociais da Contag e CUTista, foi eleita presidente do CNS superando por 31 votos a 17 o representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição ocorreu durante a 50ª reunião extraordinária do Conselho realizada nesta quinta-feira (13).

“Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS de possibilidade realizar outra democracia dentro do espaço formal que é o Conselho. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS. São 25 anos trabalhando e militando em defesa dos excluídos de causa”, afirmou Maria do Socorro.

Outro representante CUTista, Geordeci Souza, foi eleito para a mesa diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros. Entre as atribuições da Mesa, prevista no regimento do colegiado, está promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, com vistas a garantir a intersetorialidade do controle social e a articulação com outros conselhos de políticas públicas com o propósito de cooperação mútua e de estabelecimento de estratégias comuns para o fortalecimento da participação da sociedade na formulação, implementação e no controle das políticas públicas, entre outros aspectos.

O secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, lembrou que somente a partir de 1995 o CNS passou a ser mais democrático e representativo. Por isso, nos últimos anos, a participação da Confederação tem sido vista como estratégica e qualificada. “A eleição do Conselho aconteceu a partir de uma construção coletiva com o campo popular e democrático e, com o apoio da CUT, as entidades viram no perfil da Confederação, no seu legado e, principalmente, na sua experiência de negociação e diálogo com o governo federal, a possibilidade de realizar um grande trabalho à frente do CNS.” José Wilson também destacou o papel fundamental da CUT nesse processo de construção da unidade entre as centrais sindicais e outras organizações que estão no CNS, além da interlocução com o governo para apoiar a candidatura da Contag e para fazer parte da Mesa Diretora do Conselho. “Temos certeza de que a participação da CUT na mesa diretora será de forma qualificada e contribuirá para o sucesso da gestão do CNS”, reconheceu.

O dirigente explicou ainda que a escolha da assessora para ser a representante da Contag deve-se ao fato dela ter acumulado nos últimos anos muito conhecimento na área da saúde, além da sua trajetória no MSTTR na luta pela garantia de políticas públicas de qualidade para a população rural.

A nova composição ficará à frente do Conselho Nacional de Saúde no triênio 2012-2015. Veja os nomes:

1. Maria do Socorro de Souza

2. Geordeci Menezes de Souza

3. Carlos Alberto Ebeling Duarte

4. Edmundo Dzuawi Omoré

5. Ronald Ferreira dos Santos

6. Nelcy Ferreira da Silva

7. Arilson da Silva Cardoso

8. Luiz Odorico Monteiro de Andrade