Marcha em defesa da educação pública reúne dez mil em Brasília

Principal eixo é a luta para que o governo destine 10% do PIB para a educação





Imprensa da FUP, com informações da CNTE

Nesta quarta-feira, 26 de outubro, cerca de mil militantes, estudantes, profissionais de educação, entre outras categorias, participaram em Brasília, da 5ª Marcha Nacional em defesa e promoção da educação pública. Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE/CUT), a marcha foi realizada pela manhã e teve como tema “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”. Os 43 sindicatos filiados à CNTE de todo o Brasil marcaram presença na mobilização que tomou conta da Esplanada dos Ministérios.

A CNTE carrega três bandeiras nesta marcha: a aprovação, ainda este ano, do Plano Nacional de Educação (PNE) pelo Congresso Nacional; a destinação de 10% dos recursos do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação, sendo que hoje este valor é de apenas 5%; e o cumprimento, em todo o território nacional, do piso salarial do professor de escola pública, que é de R$1.187,97. A CNTE defende o valor de R$ 1.597,87. 

CUT, UBES, UNE, Campanha pelo Direito à Educação, Sinasefe, Fasubra, entre outras entidades ligadas à educação e ao movimento social, também se uniram à Confederação para pressionar pela plena aplicação da lei do Piso nos estados e municípios e pelo aumento do percentual de recursos destinado à educação no Plano Nacional de Educação (PNE) na próxima década.

Reunião com a presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara

Após a marcha, os sindicalistas e ativistas reuniram-se com a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que recebeu de representantes da CNTE, nesta manhã, o abaixo assinado com os 140 mil cartões postais de apoio aos 10% do PIB para a educação. A deputada disse que vai entregar, ainda hoje, parte desses cartões postais para a presidenta Dilma Rousseff.

"Essas assinaturas representam a esperança, a resistência, e a capacidade de sonhar e de lutar dos professores e professoras do Brasil”, disse a deputada sobre o abaixo assinado. A presidente da Comissão de Educação da Câmara também elogiou a marcha promovida hoje pela Confederação: “Em boa hora a CNTE realiza mais essa mobilização. Especialmente agora que nós estávamos nas vésperas de aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação)”.

Ministro Gilberto Carvalho tenta agendar audiência com Dilma

O presidente da CNTE, Roberto Leão, também se reuniu na tarde de hoje com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para pedir mais recursos e condições para o desenvolvimento da Educação no país. Leão saiu otimista da reunião com o ministro. “Estamos construindo com o ministro a possibilidade de termos uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff”, declarou. 

Durante o encontro, Leão entregou para Gilberto Carvalho alguns dos 140 mil cartões postais assinados por brasileiros de todo o país em apoio à reivindicação de que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) sejam destinados para a educação. Atualmente, apenas 5% dos recursos do PIB vão para o setor.