Manifestação dos trabalhadores resulta em rescisão de contrato da Fafen com empresas terceirizadas

Sindipetro BA

As manifestações dos trabalhadores terceirizados viraram rotina na Petrobrás, pois muitas “gatas”, além da já conhecida exploração, deixam de cumprir com as mais elementares obrigações trabalhistas, como recolhimento do FGTS, INSS e o pagamento do salário.

Na Fafen, trabalhadores da TENACE, LEME e WBS fizeram várias greves, com apoio do Sindipetro, Sinditicc e Sindpec. Diante de tantos problemas e das manifestações dos trabalhadores e sindicatos, a direção da Fafen tomou uma atitude: está rescindindo os contratos com as três.

A Fafen reteve faturas da LEME e WBS e procura alternativa para suspender também da TENACE, para garantir O pagamento de salários e rescisões. Apesar disso, não há garantia para saldar todas as dívidas.

Para substituir as caloteiras, a Fafen convocou a segunda colocada para assumir o contrato de projetos de Engenharia, prepara licitação para os projetos de manutenção, de obras civis e de apoio operacional e automação.

Ninguém explica – ou tem medo disso – como essas terceirizadas continuam a operar aqui e ali, com tentáculos por todas as partes. Substituída na Fafen, a TENACE estaria em processo de falência, segundo a diretoria do Siticcan..

Na última terça (9), os trabalhadores da terceirizada na Rlam cruzaram os braços e a Petrobrás começou a negociar com o Siticcan uma alternativa para que os empregados não sejam prejudicados. O Sindipetro Bahia acompanha tudo de perto.

 

Confira o desastre

LEME

Os  trabalhadores da Leme receberam os salários de agosto, a cesta básica e o adiantamento salarial de setembro, no entanto, diversos fornecedores e credores continuam sem receber.

WBS

Os trabalhadores só receberam os salários – agosto e setembro – por decisão judicial

TENACE

Apesar da greve, ninguém ainda recebeu as verbas rescisórias.