Mais um trabalhador da Perbras é vítima de acidente com lesão grave

O trabalhador da terceirizada Perbrás, Gesilson Crystyany Leite Viana, teve o dedo polegar decepado durante uma operação de injeção de óleo quente, no Poço Candeias 112. Segundo o diretor André Araújo, o acidente ocorreu devido ao uso de bombas que possuem correias; ao fazer uma manobra operacional, o operador teve o dedo prensado entre a correia e a polia, o que causou a amputação. O acidente ocorreu na quinta (25\02), por volta das 13h30.

O operador foi conduzido para o Hospital Humana e depois transferido para o São Rafael, onde passou por cirurgia; infelizmente, não foi possível reimplantar o dedo. 

Para o diretor André Araújo, acidentes como esses estão se tornando rotina nas unidades operacionais da Petrobrás, mutilando trabalhadores e em muitos casos causando até mortes. Ele ressalta que a insegurança no trabalho e os acidentes são um reflexo da gestão irresponsável e nefasta existente na Petrobrás, “que só visa a redução de custo e a terceirização exacerbada, em detrimento da vida e integridade física das pessoas”.

A terceirização dessa atividade fim tem acarretado riscos reiterados de acidentes, uma vez que trabalhadores sem o devido treinamento e experiência são colocados para realizarem essas atividades, que antes eram executadas por experientes petroleiros próprios.

Infelizmente, o acidente com o companheiro Gesilson entra para a estatística dos trabalhadores vítimas de acidente de trabalho, enquanto seus algozes, os gerentes privatistas, continuam impunes.

Fonte: Sindipetro-BA