Mais um teto de tanque desaba na Reduc

 

Texto atualizado dia 06/09, às 13h 

No dia 30 de janeiro, caiu o teto do TQ-7510 e Cabral estava em cima e morreu. Hoje, dia 5 de setembro, cai o teto do TQ-33001, na U-3300 (URE). Graças a uma ação do sindicato a subida a este tanque estava interdidada pelo MTE, pois não havia escada com corrimão e guarda-corpo.

Porém ninguém sabia que a integridade estava comprometida. Este tanque é de concreto e sua laje cedeu caindo dentro. A temperatura interna é maior que 100 graus para manter o enxofre liquido. Por sorte, não morreu mais um trabalhador.

A U-3350 está parada e agora para a U-3300, sem nenhuma URE operando a refinaria não tem como tratar o gás ácido. Com isso, todas as unidades da refinaria, na parte de combustível, estão paradas. Este acidente demonstra o grau de risco da REDUC e o que faz a falta de manutenção.

Este acidente vem na sequencia do incêndio na U-1210, que deixou a refinaria inoperante e que agora volta a parar. Total irresponsabilidade dos gerentes inconsequentes. O sindicato já denunciou o caso ao MTE e ao INEA.

Vamos reagir, antes de morrer!

O presidente do Sindipetro Caxias, Simão Zanardi, falou aos gerentes da REDUC que não é possível fazer um gato para partir a unidade U-3300. O que eles querem é colocar uma chapa de ferro com durepox em volta para que o tanque volte a funcionar e assim partir a unidade.

“O que aconteceu deve ser apurado, pois qualquer trabalhador que estivesse no local morreria tragicamente. Seria um novo Cabral”, afirma Zanardi.

Ele também pediu aos gerentes que mesmo se forem feitas as mudanças, que não partam a unidade.

Segundo informações técnicas, estas tampas do tanque deveriam resistir a 150 kg de carga concentrada, ou seja, não suportou o próprio peso.

O Sindicato pede aos operadores da URE que não façam o procedimento de partida até termos o aval de um Auditor Fiscal do MTE.

Vamos reagir antes de morrer, a hora é agora. Usem seu direto de recusa. Cabral não morreu em vão!

MTE realiza auditoria na U-3300

O Sindicato esteve na manhã desta terça, 06, na REDUC para conversar com os petroleiros do turno sobre o grave incêndio ocorrido no dia 31 de agosto na U-1210 devido a uma queda no fornecimento de energia e o desabamento no tanque da U-3300 na manhã de ontem, 5 de setembro.

O presidente do Sindipetro Caxias, Simão Zanardi, alertou para os perigos que os trabalhadores correm dentro da refinaria e pediu para que todos usem o direito a recusa em procedimentos que não estejam dentro do padrão de segurança e solicitou que os trabalhadores não iniciem a partida da U-3300.

Além da Petrobrás ter divulgado em nota que não houve feridos e a tampa já foi substituída, a gerência da REDUC afirmou que não existiu a necessidade de parada da unidade já que não houve nenhuma morte. O que é inaceitável para o Sindicato. Para Simão, não pode haver parada somente depois da morre um petroleiro. “O acidente deve ser evitado antes que morra alguém, e não investigado depois”.

Após as orientações, o sindicato foi até a gerência para ver o ‘gato’ realizado na Unidade, porém teve dificuldade para ter acesso. Diante disso, o Sindicato solicitou ao MTE uma auditoria que será realizada na refinaria hoje, às 15 horas. A gerência se comprometeu em somente dar partida na Unidade após a auditoria do fiscal.

Fonte: Sindipetro Duque de Caxias