Mais um grave vazamento de benzeno na Rlam coloca em risco trabalhadores

alt
alt

FUP

No último dia 13,  mais um grave vazamento de benzeno na Rlam colocou em risco os trabalhadores durante a Parada de Manutenção da U-30/31. Foram mais de 48 horas de exposição ininterrupta ao produto. A Petrobrás ainda tentou encobrir o acidente, alegando que o gás que vazou foi nitrogênio, sem toxidade. Mas, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) realizou uma inspeção criteriosa na U-30/31 e confirmou  que houve, sim, vazamento de benzeno. O Cesat notificou o gerente geral da refinaria, Cláudio Pimentel, sobre o risco de contaminação nas instalações, cobrando providências imediatas para garantir a saúde dos trabalhadores. Nesta sexta-feira (20), a Rlam sofrerá uma nova inspeção, desta vez feita por técnicos da Superintendência Regional do Trabalho.

alt Técnicos do Cesat vistoriam a Rlam

Durante o acidente, houve rompimento da linha subterrânea de drenagem dos principais equipamentos da unidade para o F-3030, gerando um vazamento ainda maior de benzeno, com contaminação do solo e subsolo. Contrariando as recomendações da Segurança Industrial, a gerência da Rlam continuou expondo os trabalhadores ao agente cancerígeno e só autorizou a parada da drenagem mais de 10 horas após o rompimento da linha.

Irresponsabilidade da gerência amplia risco de contaminação

Apesar da gravidade dos fatos, os gestores da refinaria permitiram a execução de um serviço de escavação no local para identificar os pontos de vazamento. O trabalho foi feito por seis operários terceirizados, alguns sem qualquer tipo de proteção respiratória e com outros EPIs inadequados, como botas de couro e roupas de tecido. Esses trabalhadores foram expostos a um ambiente contaminado com uma concentração de 5,15 ppm!

alt

Não bastasse esse absurdo, a gerência da Rlam ainda autorizou a limpeza com vapor dos equipamentos da U-30/31, operação que foi feita na madrugada do dia 19, contaminando todo o ambiente em torno da unidade. Essa decisão irresponsável dos gestores da refinaria causou a exposição de trabalhadores a concentrações de até 7 ppm de benzeno, o que obrigou a evacuação de três unidades de processamento.

alt

Sucateamento e redução de custos

O Sindipetro-BA foi informado pelos trabalhadores de que a mesma linha subterrânea de drenagem que se rompeu já tinha novo projeto desenvolvido pela Engenharia desde 2005. Mas, para economizar, a Rlam preferiu manter mais de mil trabalhadores expostos ao benzeno, produto comprovadamente cancerígeno e que já fez várias vítimas na refinaria. Um dos trabalhadores da U-30/31 já havia sido contaminado e está internado em São Paulo.

No dia 21 de março, a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) realizou uma visita técnica na Rlam, onde constatou uma série de irregularidades e ficou estarrecida com o sucateamento dos equipamentos e a grave situação de risco dos trabalhadores.

Benzeno mata!

No dia 05 de julho, João Dionísio Neto, técnico de operação da UO-BA que atuava no Campo de Miranga, morreu  vítima de leucemia, após lutar sozinho por mais de sete meses contra a doença, adquirida em exposição crônica ao benzeno, nas atividades que desempenhava em poços de petróleo.