Mais três sindicatos da FUP assinam o acordo salarial

Mais três sindicatos da FUP assinam o acordo salarial





Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira, 23, os Sindipetros de Pernambuco/Paraíba, Paraná/Santa Catarina e Duque de Caxias assinam o termo aditivo ao ACT  2009/2011, conquistado pela FUP e sindicatos no processo de negociação com a Petrobrás e subsidiárias. Nas bases do Paraná e Santa Catarina, as ssembléias foram encerradas nesta quinta-feira, 23, com aprovação da proposta por 72,2% dos trabalhadores consultados. Em Pernambuco e Paraíba, o acordo conquistado teve aprovação de 75,5 % dos petroleiros. Em Duque de Caxias, os trabalhadores da Reduc e do Terminal de Campos Elíseos também aprovaram a proposta, que obteve mais de 60% de aceitação nas assembléias, concluídas nesta quinta-feira, 23.

Até o momento, seis  dos 11 sindicatos da FUP já aasinaram o acordo salarial conquistado. Nesta quarta-feira, 22, os sindicatos de Minas Gerais, Amazonas e Ceará já haviam assinado o acordo. Nas bases de Minas Gerais, 75,93% dos trabalhadores aprovaram a proposta. No Ceará, 80% dos trabalhadores que participaram das assembléias aprovaram o acordo conquistado. Nas bases do Amazonas, o índice de aprovação nas assembléias foi de 93%.

Segundo o calendário divulgado pela Petrobrás,  para as bases cujos sindicatos assinarem o termo aditivo até esta quinta-feira, 23, o pagamento da gratificação extraordinária será feito no dia 01 de outubro. Para as bases cujos sindicatos assinem o termo aditivo até o dia 28 de setembro, o pagamento será realizado no dia 07 de outubro. Já as bases cujos sindicatos assinarem o termo aditivo até 04 de outubro, o pagamento será efetuado no dia 10.

Seguem abaixo os resultados parciais dos demais sindicatos da FUP:

Unificado-SP

No Sindipetro Unificado-SP, os trabalhadores da Replan, Recap, terminais e unidades administrativas estão aprovando a proposta conquistada por 70% dos votos. Até  esta quinta-feira, 22, o resultado parcial é de 620 votos a favor e 263 contrários. As assembléias prosseguem até amanhã.

Rio Grande do Norte

As assembléias nas bases do Sindipetro-RN seguem até sexta-feira, 24. Hoje foram consultados os trabalhadores do Pólo de Guamaré e os que participaram dos embarques para as plataformas.  Até o momento, a proposta está sendo aprovada por 75% dos trabalhadores: 376 votos a favor e 122 contrários.

Bahia

O resultado parcial é de aprovação da proposta por 374 votos a favor e 291 contrários. Na Transpetro, na Rlam e no Conjunto Pituba, não houve contagem dos votos nas assembléias, que foram realizadas antes do Conselho Deliberativo da FUP divulgar o indicativo para a categoria.

Espírito Santo

No Espírito Santo, as assembléias foram iniciadas nesta quarta-feira, 22,  em São Mateus. Nesta quinta, o sindicato realizou assembléias com os trabalhadores das bases de terra de Linhares. O resultado parcial até o momento é de 83 votos a favor da proposta, 20 contrários e 12 abstenções. Nesta sexta, 24, serão consultados os trabalhadores os trabalhadores de Vitória. A previsão é de que as assembléias prossigam no Espírito Santo até a próxima segunda-feira, 27.

Norte Fluminense

No Norte Fluminense, a diretoria colegiada do Sindipetro se reúne nesta quinta-feira, 23, para voltar a discutir o calendário de assembléias. Com o apoio da FUP, o sindicato decidiu no dia 20 não encaminhar à categoria a proposta salarial conquistada enquanto os gestores da Petrobrás estivessem impedindo o acesso dos sindicalistas às áreas de embarque e desembarque dos trabalhadores para as plataformas.

Ganho real é o maior da história da categoria

A proposta arrancada da Petrobrás eleva de 6,4% para 9,36% o reajuste sobre a RMNR, o que representa um ganho real entre 3,6% e 4,7%. É o maior reajuste salarial já conquistado pelos petroleiros! Um ganho real acima da média da maioria das categorias. Se a proposta for aprovada, será a primeira vez na história, que os petroleiros fecharão um acordo salarial em setembro, data base da categoria. A proposta também é extensiva a todos os petroleiros da Transpetro, termoelétricas e TBG.

Acesse aqui a planilha elaborada pela assessoria do Dieese, onde os petroleiros poderão calcular o seu salário com o reajuste conquistado e o ganho real, assim como entender como é feito este cálculo.