Mais dez trabalhadores demitidos pela Petroflex são anistiados

Até o momento, 105 petroleiros demitidos pela Petroflex retornaram à Petrobrás, após 20 anos de luta por justiça…





Imprensa da FUP

Mais dez trabalhadores da Petroflex, subsidiária da Petrobrás privatizada no governo Collor, estão retornando aos quadros da estatal, após uma luta de  quase 20 anos para fazer cumprir a Lei de Anistia 8878/94. Até o momento, 105 petroleiros demitidos pela Petroflex retornaram à Petrobrás, desde que a Comissão Especial Interministerial (CEI), criada no governo Lula, começou a analisar os requerimentos de anistia. Eles lutam por justiça desde 1990, logo após o ex-presidente Fernando Collor de Melo, começar sua insana campanha de extinção e privatização de estatais. Através do Movimento dos Petroquímicos Demitidos (Mopede), os companheiros das Petroflex e Nitriflex se organizaram e estão reconquistando seus postos de trabalho.

Uma luta que confunde-se com a própria história da FUP, que desde os anos 90 tem buscado o reconhecimento e a efetivação da anistia dos trabalhadores arbitrariamente demitidos nos governos Collor e FHC. Através de participação em comissões interministeriais e da postura firme nas campanhas reivindicatórias, a FUP garantiu a anistia de 88 demissões, 443 advertências, 269 suspensões e 750 punições dos petroleiros que participaram das greves de 1994 e 95. A luta pela anistia também trouxe de volta aos quadros da Petrobrás mais de mil trabalhadores da Interbrás e Petromisa, outras duas subsidiárias atacadas pelo governo Collor.

Vários petroleiros demitidos durante o processo de extinção destas subsidiárias ainda aguardam a CEI se posicionar sobre seus requerimentos de anistia. A FUP tem se reunido com representantes do governo Dilma para reiterar a urgência do retorno destes trabalhadores, bem como cobrado da Petrobrás que agilize os trâmites do processo de readmissão. A anistia é uma das principais bandeiras da FUP e continuará pautando as lutas da categoria enquanto houver trabalhadores brigando para que este direito seja efetivado.