Macaé é selecionada para dar início a projeto da Fiocruz sobre exposição dos trabalhadores ao Covid

Macaé foi selecionada por pesquisadores da Fiocruz para cooperar como iniciativa piloto no projeto Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 (o coronavírus). Pesquisadores se reuniram na manhã desta terça-feira (11) com representantes do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid Dona Sid Carvalho/Secretaria Adjunta de Atenção Básica, da FUP  e do Sindipetro-NF e apresentaram os objetivos e as etapas do projeto, que busca contribuir com a produção e a disseminação de informações sobre a Covid longa (os efeitos da doença) nos trabalhadores offshore que foram infectados.

O estudo surgiu a partir de demandas do Ministério do Trabalho sobre os sintomas pós Covid. As pesquisadoras disseram que trabalham com o Banco de Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aponta que as plataformas de petróleo foram locais de espalhamento da Covid 19, apesar das medidas adotadas contra a disseminação, daí a importância do projeto com esses trabalhadores.Este primeiro encontro tratou da importância de realizar ações integradas e ficou definido que os pesquisadores enviarão a minuta do projeto e o termo de cooperação com o município. O próximo encontro ficou agendado para junho, no auditório do Sindipetro, em data a ser definida.

O Representante do Sindipetro-NF e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Raimundo Teles disse que a parceria com o município e o sindicato contribuirá para atrair empresas, promover maior articulação e fazer as informações dos estudos chegarem mais rapidamente à sociedade e aos trabalhadores.

Mattos explicou que os estudos são importantes porque trabalhadores que foram infectados pelo SARS CoV-2, vírus que causa a Covid-19, têm experimentado sintomas pós-Covid ou Covid longa, condição reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo ela, um desses principais sintomas é a fadiga que tem acometido muitos trabalhadores, que podem nem se dar conta de que trata-se de um efeito da Covid.

A Secretária Municipal Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, disse, na reunião, que é importante que a sociedade e os trabalhadores sejam informados sobre os efeitos pós a doença. Segundo ela, Macaé ganhará sendo a base desse estudo. “O município tomou medidas eficazes para conter a doença na pandemia. Os petroleiros são expostos, ocupacional e ambientalmente, à Covid, mesmo com as medidas de controle decretadas pelo município, e precisam, sim, de acolhimento em seu ambiente de trabalho e informações sobre os efeitos da doença”, disse a Secretária.

A reunião foi realizada no Dona Sid e contou com a presença das pesquisadoras da Fiocruz, também autoras do projeto, Liliane Teixeira e Ana Luiza Michel Cavalcante; e do diretor do Sindipetro-NF e membro do Conselho Municipal de Saúde, Benes Júnior.O projeto Rede é constituído pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), incluindo o Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). Os demais autores do estudo são Camila Henriques Nunes; Augusto de Souza Campos; Eliana Napoleão Cozendey-Silva; e Maria Juliana Moura Correa.

[Por Elis Regina Nuffer (SECOM Macaé) com edição da Imprensa do Sindipetro-NF]