Luta contra o leilão de Libra intensifica relação entre militantes dos movimentos sindicais e sociais

alt

alt

FUP

Durante toda a luta dos petroleiros e movimentos sociais contra o leilão de Libra, foram realizadas diversas atividades e mobilizações pela suspensão do leilão do campo de Libra. Um deles foi o grande Acampamento da Soberania,  na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Lá, durante vinte dias, os petroleiros tiveram a oportunidade de estreitar ainda mais a relação com os movimentos sociais que compõe a Plataforma Camponesa e Operária para Energia (MAB, MST, Via Campesina, FUP, FNU) e, que lutam lado a lado, mesmo sob todas as adversidades, pela soberania nacional.

Abaixo, segue o depoimento do assessor e militante da CUT, Reinaldo Cruz, que durante toda a jornada de luta, esteve ao lado da FUP e movimentos sociais, dando força e apoio moral a todos os trabalhadores presentes no Acampamento da Soberania:

Meus caros e queridos companheiros

Entendo o Brasil num momento de extrema complexidade, rico pois conseguimos depois de séculos eleger governos democráticos e populares, contraditoriamente difícil pela sanha direitista que insiste em "ganhar" o governo por dentro, pelas instituições, sejam do Judiciário, Legislativo ou Executivo.

A falta de diálogo (diálogo pressupõe falar, ouvir), faz do governo um ator que optou pelo monólogo no palco, deita falação, não ouve.

Vocês assumem o papel de protagonista e não de platéia.

Agradeço imensamente a oportunidade que os companheiros e companheiras da FUP e seus sindicatos me proporcionaram de conviver, conversar, sorrir, chorar e aprender.

Foram vinte dias de intensas emoções, período histórico, no qual aprendi um pouco mais da realidade da valorosa categoria dos petroleiros. Gente que rala, luta, pensa estrategicamente, constrói o país. A combatividade e generosidade de vocês me marcaram para sempre.

Foi uma honra cerrar fileiras com vocês, aprendi muito, e peço desculpas por falhas (que sempre acontecem) que meu trabalho tenha deixado. Mas saibam que o fiz com dedicação e com a certeza de que a causa é justa.

Me encanta a aliança, prática e programática, que ousaram fazer com os movimentos sociais.

Tenham em mim um companheiro, no que a palavra tem mais nobre. Estou e estarei a disposição de todos e todas.

Por favor extendam meus agradecimentos aos demais companheiros e companheiras

Abraço militante e combativo.