Lula: “o nosso petróleo é o passaporte para o futuro”

 

Nesta quinta-feira, 25/8, no estaleiro Mauá, em Niterói, o presidente Lula participou de ato em defesa do emprego. Apesar da recomendação médica para evitar falar, o presidente afirmou que, atualmente, nesse tempo difícil é ainda mais necessário discutir a conjuntura. “Hoje começa a semana da vergonha nacional. O Senado vai debater o impeachment da Dilma, presidenta eleita democraticamente. Quero que todos saibam que os senadores que perseguem a presidenta não estão caçando a Dilma, mas, sim, estão caçando o voto de cada um de vocês”.

Segundo ele, além de perseguirem os votos dos cidadãos, muito políticos estão mostrando deslealdade, pois já apoiaram a Dilma e, agora, posicionam-se a favor do golpe, como o Marcelo Crivella, o Eduardo Paes e o Sérgio Cabral. Desta maneira, eles deixam claro que desejam chegar ao poder sem alcançar a disputa através do voto popular.

 

 

Aproveitando a reunião de manifestantes, Lula declarou: “essa gente que deseja vender a Petrobrás, um pedaço da BR, do Banco do Brasil, dentre outros, não sabe governar. E faz com que o Brasil permaneça sempre no complexo de vira-latas, abrindo mão da soberania”.

Para o presidente, as mesmas pessoas, que apoiam a privatização dos bens públicos, estão atrás do golpe de Estado. “Essas pessoas estão incomodadas. Primeiro, porque chega à presidência um metalúrgico que não sabe falar línguas estrangeiras e sabe falar, mal e porcamente, o português. E esse cidadão passa a ser respeitado por todos. Eu aprendi com mãe analfabeta que eu devo ser respeitado e devo respeitar a todos. É nisso que acredito”.

Lula completou ainda que, em segundo lugar, “eles se incomodam porque não querem ver nosso país como protagonista, dono do nosso patrimônio. Contrariando o que essa gente acredita, nós aprovamos a lei da partilha no Pré-Sal. Antes, o petróleo era da empresa que perfurava. Agora, o óleo é nosso, a Petrobrás tem a preferência de 30%. Com a Lei da Partilha, nós dizemos que o petróleo é nosso. É o passaporte para o futuro, que vai garantir a educação de nossos jovens. Nosso país será exportador de conhecimento, vai garantir a formação de todos. Enquanto isso, os golpistas apelam para desmontar a tentativa desse país ser grande, entregando a Petrobrás”.