Lula inaugurou a 1ª etapa das obras de ampliação da Repar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Paraná na útima sexta-feira [12] para participar da cerimônia…





Sindipetro PR/SC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Paraná na útima sexta-feira [12] para participar da cerimônia de conclusão da primeira etapa das obras de ampliação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas [Repar], em Araucária. Até agora já foram investidos cerca de US$ 2 bilhões na unidade. Ao final das obras, o que deve ocorrer em 2012, o montante destinado será de US$ 5,4 bilhões.

Pouco antes da cerimônia, Lula visitou as novas instalações industriais da Repar e foi ovacionado pelos trabalhadores. Logo em seguida, se dirigiu à tenda adaptada para a solenidade. A comitiva do presidente foi composta pelos ministros Paulo Bernardo [planejamento], Dilma Roussef [Casa Civil] e pelo presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Políticos paranaenses também prestigiaram a visita do presidente Lula, como o governador Roberto Requião [PMDB] e o vice Orlando Pessuti, e os senadores Flávio Arns [PSDB] e Osmar Dias [PDT], além de deputados federais e estaduais.

Sindicalistas da CUT foram convidados a compor a mesa. Foram eles, Roni Anderson Barbosa, presidente da CUT-PR; Silvaney Bernardi, presidente do Sindipetro PR/SC; Domingos Oliveira Davide, presidente do Sintracon Curitiba; e Antônio Lemos do Prado, presidente do Sindimont-PR.

Em sua exposição, Roni destacou a grande transformação da Petrobrás durante o governo Lula. “Há 10 anos, a empresa estava sucateada e apresentava sérios problemas, inclusive de segurança das instalações e dos trabalhadores. Quando assumiu o país, Lula mudou a política da estatal. Contratou mais funcionários e fez investimentos maciços em todas as áreas. Graças a isso, foi possível a descoberta do pré-sal e, em consequência, a ampliação da Repar e de várias outras unidades da Petrobrás”, destacou.

Já a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, compartilhou os méritos do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC] com a classe trabalhadora. “As obras da Repar e todas as outras que recebem recursos do PAC não seriam possíveis sem os trabalhadores. A participação deles é que está garantindo o crescimento e desenvolvimento do país. E o nosso objetivo, enquanto Governo Federal, é ampliar os empregos e distribuir e gerar renda”, disse.

Logo ao ser chamado para discursar, Lula foi ovacionado pelo público presente. Sobre as obras, o presidente disse que a geração dos milhares de empregos e a melhoria do refino do petróleo são o mais importante. “Elas [as obras] são justamente para melhorar a qualidade de vida da população, porque hoje a nossa gasolina libera quase duas mil ppm [partículas por milhão] de enxofre. E com os investimentos que estamos fazendo, chegaremos a cerca de 50 ppm. O ar que todos respiramos vai ficar mais puro”.

Ainda no discurso, Lula criticou as denúncias de irregularidades feitas pelo Tribunal de Contas da União [TCU] que quase paralisaram diversas obras de infraestrutura no país. Segundo ele, se a interrupção das obras realmente acontecesse, 27 mil trabalhadores perderiam seus empregos, apenas na Repar seriam 11 mil trabalhadores dispensados. “Quando eu desci do ônibus e vi toda essa peãozada, eu senti muito orgulho. Não tem nada mais importante na vida que um homem ou mulher conseguir o pão com o trabalho. Então, se tiver que fiscalizar, que se fiscalize, se tiver que apurar, que se apure, mas não dá para demitir 27 mil trabalhadores para rua só porque alguém desconfia de alguma coisa”, protestou.

Após a cerimônia na Refinaria, Lula seguiu para a Cidade Industrial de Curitiba, onde visitou a linha de montagem de computadores da Positivo Informática. Depois, seguiu para Londrina, onde participou da inauguração da ampliação de um call center.