Lula cobra um novo modelo de desenvolvimento para a África

o ex-presidente foi uma das principais presenças no Fórum…





Imprensa da FUP

 O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi uma das principais presenças no Fórum. Ao lado do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, ele participou da conferência “A África na geopolítica mundial”, onde cobrou um novo modelo de desenvolvimento para a África. “É hora de colocar o tema do desenvolvimento e da democracia no centro da agenda africana e internacional. Os países africanos precisam cortar os lanços de independência com as antigas nações colonizadoras”, ressaltou. “Nosso êxito no Brasil pode servir de estímulo para a construção de alternativas para outras nações na busca por igualdade social e desenvolvimento”, complementou.

Para Lula, a expansão agrícola é a chave para o desenvolvimento da África. "Não há soberania efetiva sem soberania alimentar", disse. Ele citou como exemplo a experiência brasileira na área agrícola, que tem feito viável a expansão da produção de alimentos em terras pouco valorizadas.

Até os anos 70 o cerrado brasileiro era considerado um deserto verde, sem condições de sustentar uma agricultura produtiva", lembrou. “Mas, graças à atuação do Estado no fomento à pesquisa, essas regiões tornaram-se grandes fornecedoras de alimentos para o mundo e viabilizou-se a política de erradicação da fome em nosso país". Ele destacou que as savanas africanas, assim como o cerrado brasileiro, poderiam dar suporte ao avanço da agricultura, contribuindo para a soberania alimentar e o abastecimento do planeta. “As savanas se espalham por mais de 25 países da África e, com investimento em pesquisa, seria possível desenvolver seu potencial agrícola”.