Livro ‘Se é Público, é para todos’ tem lançamento nacional no ABC paulista dia 13

Acontece no dia 13, na sede social do Sindicato dos Bancários do ABC, o lançamento nacional do livro Se é público, é para todos, que traz entre seus autores a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano. Com o apoio da Fenae e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), a obra é organizada pelo sociólogo Emir Sader e reúne ainda textos do economista Fernando Nogueira da Costa (sobre bancos estatais) e do coordenador da FUP, João Moraes (trajetória da Petrobras), além do próprio Sader.

Rita, que também é representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, discorre sobre a trajetória da empresa centenária desde a origem e seu papel na história brasileira, com ênfase para sua importância como agente do desenvolvimento do País. “O livro abre espaço para a valorização das empresas públicas e sua defesa. No caso específico da Caixa, mostra sua influência decisiva na vida dos brasileiros e nos rumos do País, além de dar protagonismo a seus empregados, tirando-os do anonimato”, explica

Em 2016, o comitê lançou a campanha nacional “Se é público, é para todos”, à qual soma-se agora a iniciativa da publicação, que compõe um movimento que visa à conquista e consolidação de direitos humanos fundamentais e à independência de do País em suas políticas públicas. É, portanto, leitura recomendada nesse momento, já que propõe a direção oposta à cartilha neoliberal que está sendo imposta aos povos da América Latina.

O lançamento acontece a partir das 19h e a sede social fica à rua Xavier de Toledo, 268, Centro, Santo André. Outros estados também vão sediar lançamentos durante esse mês e o próximo; confira no calendário: