Liga Árabe prepara resolução que condena intervenção militar internacional na Líbia

A iniciativa dos países árabes acontece no momento em que a comunidade internacional pressiona o presidente da Líbia, Muammar Kadafi, a deixar o poder…





Vermelho

A Liga Árabe deve aprovar nesta quarta-feira (2), em reunião no Cairo, Egito, resolução que rejeita uma eventual intervenção militar internacional na Líbia. A Liga Árabe é formada por 22 países. O secretário-geral adjunto do organismo, Ahmed Bin Heli, disse que a resolução apela ainda para que o governo líbio autorize o envio de ajuda humanitária e a formação de uma comissão de investigação.

A iniciativa dos países árabes acontece no momento em que a comunidade internacional pressiona o presidente da Líbia, Muammar Kadafi, a deixar o poder. Três navios militares norte-americanos se aproximam da costa líbia, numa demonstração de que a intervenção pode estar próxima. No entanto, Kadafi indica que não cederá.

Os governos dos Estados Unidos, dos países que integram a União Europeia (UE) e da Austrália sugeriram a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia para evitar que Kadafi utilize meios aéreos contra manifestantes e rebeldes.

Os militares dos Estados Unidos confirmam que o porta-aviões USS Kearsarge e os dois navios que o acompanham atravessaram o Canal de Suez, provenientes do Mar Vermelho. Uma vez no Mediterrâneo, o navio pode chegar à região de Tripoli, última zona ainda controlada por Kadafi. Com cerca de 800 fuzileiros, o Kearsarge é equipado para realizar não apenas operações humanitárias, mas também militares.