Até o próximo dia 16, os petroleiros da Petrobrás terão a chance de eleger o primeiro representante dos trabalhadores para o C.A da Petrobrás.
Imprensa da FUP
Uma significativa trajetória de luta, marcada por posições sempre firmes em defesa da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores, conhecimento profundo do setor energético e da indústria de petróleo, ampla experiência em negociações coletivas e interlocuções com governos, parlamentares e os mais diversos setores da sociedade… Por tudo isso e muito mais, João Antônio de Moraes é o nome apoiado pelos principais sindicatos do país para ser o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás.
Eles estão com Moraes:
“Os trabalhadores da Petrobrás tem a oportunidade histórica de pela primeira vez eleger um representante para o Conselho de Administração da empresa. Devemos aproveitá-la para escolher um legítimo porta-voz dos anseios daqueles que fazem a empresa no dia-a-dia, longe dos gabinetes. E João Antônio de Moraes é o melhor candidato, por seu compromisso com as reivindicações históricas da categoria petroleira e por sua concepção cutista de movimento sindical”.
Antenor Eiji Nakamura (Kazu) – coordenador geral da CNQ
“A candidatura de João Antônio de Moraes é comprometida com os trabalhadores e a organização sindical. Sua atuação em defesa da classe trabalhadora e da soberania nacional comprova o seu preparo para ocupar a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, levando adiante a luta pelo fortalecimento da empresa".
Wagner Gomes – Presidente da CTB
"A CTB está ao lado de João Antônio de Moraes para a eleição do Conselho de Administração da Petrobrás por entender que ele possui os requisitos necessários para representar os trabalhadores petroleiros com a dignidade e a competência necessárias em postos de tamanha relevância para o desenvolvimento do país”.
“O companheiro João Antônio de Moraes é de extrema confiança da categoria e tem todo o meu apoio nas eleições para o C.A. da Petrobrás. Tenho uma relação muito próxima com o companheiro por sermos do mesmo sindicato e amigos de longa data. A credibilidade de Moraes soma-se à honestidade e seriedade que o companheiro tem com a categoria. Por isso, ele pode contar com todo o meu apoio.”
Silvaney Bernardi – presidente do Sindipetro-PR/SC
“Os trabalhadores e trabalhadoras lutaram e conquistaram o direito de eleger um representante junto aos Conselhos de Administração das Estatais. Mas a conquista só será efetiva se elegermos um companheiro (a) que tenha em seu currículo histórica participação na luta da classe trabalhadora e comprovada capacidade em representá-la.”
"Eleger um representante para o Conselho de Administração de empresas estatais foi uma grande vitória dos trabalhadores, temos que aproveitar esse momento e transformar essa conquista em uma ferramenta efetiva de luta e de organização, atuando para democratizar e dar mais transparências às deliberações da Petrobrás. O companheiro João Antônio de Moraes é melhor candidato que poderíamos ter nesse cenário".
“O companheiro João Antônio de Moraes, há anos forjado na luta da categoria petroleira, adquiriu experiência política e administrativa para hoje ser o melhor representante dos trabalhadores no C.A. da Petrobrás. Além disso, João Antonio de Moraes também tem conhecimento profundo da indústria do petróleo e das demais matrizes energéticas. Moraes tem participado ativamente da luta pela soberania energética do país, através da campanha “O petróleo tem que ser nosso”, de debates nacionais e internacionais, fato que o capacita ainda mais para representar os petroleiros com autonomia e conhecimentos necessários para um cargo como este”.
“A eleição do companheiro João Antônio de Moraes para o C.A. da Petrobrás é importantíssima não só para os petroleiros, como para toda a sociedade brasileira. Estamos falando da maior e mais estratégica empresa da América Latina! Sua participação no órgão máximo da Petrobrás vai fortalecer nossa luta por mudanças na política de SMS e para que a empresa atue de fato com responsabilidade social, respeitando a vida e o meio ambiente".
“Com todo respeito aos demais candidatos, o representante da FUP, João Antônio de Moraes, certamente tem as melhores condições políticas, conhecimento técnico e profissional para representar os trabalhadores da Petrobrás no Conselho de Administração da empresa. Esta foi uma conquista importante, pleiteada há 20 anos e intensificada em 2002, quando a FUP e seus sindicatos foram até o presidente Lula reivindicar a democratização da gestão da Petrobrás".
“Nós, do Sindipetro RN, entendemos que a conquista de ter um trabalhador eleito para o C.A. da Petrobrás deve acontecer no contexto da unidade nacional da categoria. Diante disso, João Antônio de Moraes expressa bem nossa luta pela unidade e poderá representar muito bem os trabalhadores petroleiros nesta conjuntura.”
“A diretoria do Sindipetro-RS apóia e intensifica a candidatura do companheiro João Antônio de Moraes para o C.A. da Petrobrás porque compreende a necessidade de termos um companheiro comprometido com as lutas da classe trabalhadora e, principalmente, da categoria petroleira, num conselho como este.”
“Eu voto em João Antônio de Moraes por entender que ele defenderá nossos interesses no C.A. da Petrobrás, assim como tem feito durante toda a sua trajetória política no movimento sindical petroleiro.”
“Para garantir a luta da categoria no Conselho de Administração da Petrobrás, vote em João Antônio de Moraes. O Sindipetro-AM indica e apóia a candidatura do coordenador da FUP.”
“Após a luta dos sindicatos e da FUP para chegarmos a este momento político de termos um representante dos trabalhadores no C.A da Petrobrás, o melhor entendimento é votarmos num candidato indicado pela FUP e seus sindicatos filiados. Por isso, o Sindipetro-CE/PI apóia João Antônio de Moraes.”
“O Sindipetro PE/PB apóia a candidatura do companheiro Moraes por conta de tudo que ele já fez até agora a favor da categoria petroleira. A experiência de João Antônio de Moraes durante todos estes anos é que legitima a sua candidatura ao C.A. da Petrobrás.”
“O Sindipetro-ES apóia a candidatura do João Antônio de Moraes para o Conselho de Administração da Petrobrás. O representante dos empregados no C.A. precisa ter experiência, capacidade e história de luta na defesa dos interesses dos trabalhadores petroleiros. Eu, como Coordenador Geral, junto com os demais diretores do Sindipetro-ES, intensificamos a campanha em prol do companheiro Moraes.”
José Marcos Olioni – presidente do Sindipetro Rio Grande