Liderada pela Petrobrás, bancada patronal da CNPBz aposta no conflito para descumprir acordo do benzeno

FUP

Para tentar desqualificar e descumprir a legislação e às normas referentes à exposição ao benzeno, a bancada patronal, liderada pelos representantes da Petrobrás, estão tentando transformar as reuniões da Comissão Nacional Permanente do Benzeno\CNPBz em conflitos permanentes com as representações dos trabalhadores e do governo. Pela segunda vez, os representantes dos empresários ameaçam saírem da Comissão, em discussões desrespeitosas, marcadas por ofensas e agressões verbais aos integrantes das bancadas dos trabalhadores.

Essa e outras cenas autoritárias e antidemocráticas marcaram a última reunião da CNPBz, que ocorreu em Salvador nos dias  15 e 16, após a Comissão ter feito uma visita técnica à Rlam no dia 14, quando ocorreu mais um vazamento na refinaria, que expôs os trabalhadores a vapores orgânicos de hidrocarbonetos de petróleo.

"A Petrobrás continua sem atender às reivindicações do movimento sindical quanto à legislação do benzeno, minimizando a gravidade da integridade das instalações da Refinaria. A empresa coloca em risco os trabalhadores, expondo-os ao benzeno, produto comprovadamente cancerígeno, bem como continua sem recolher o GFIP ", denuncia o diretor do Sindipetro-BA, Deyvid Bacelar.

A bancada do governo na CNPBz (formada por auditores do Ministério do Trabalho e Emprego\MTE, técnicos do Ministério Previdência Social, do Ministério da Saúde, Fundacentro, Fiocruz e INSS, entre outros) reconhece os riscos existentes nos ambientes de trabalho da Petrobrás e demais empresas do setor petroquímico. E, como em todas as reuniões oficiais da Comissão, os representantes do governo recomendam correção de rumos.

No entanto, nada muda. Em vez de atitudes que apontem para o cumprimento da legislação e de acordos que zelem pela integridade física e a saúde do trabalhador, os empresários preferem apelar para o conflito, e assim manterem intactos seus interesses econômicos. "Não podemos permitir que a bancada patronal siga negligenciando a vida e a saúde dos trabalhadores", declara Deyvid. A próxima reunião da CNPBz será em Minas Gerais, na cidade de Ouro Branco, entre os dias 20 e 22 de novembro.