O petroleiro Leonardo Urpia é o novo vice-presidente da CUT Bahia. Eleito para a gestão 2019/2023, ele trabalhará em conjunto com Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha), primeira mulher a ficar à frente da central de trabalhadores, como presidenta.
A eleição foi realizada na quarta-feira (27) durante o 15º Congresso Estadual da CUT “Lula Inocente” e contou com o voto de 241 delegados.
O petroleiro Leonardo Urpia afirmou que a nova gestão da CUT Bahia enfrentará grandes desafios a exemplo da precarização do trabalho que se intensificou após a aprovação da reforma trabalhista. “As jornadas, regimes e locais de trabalho foram modificados de forma proposital para enfraquecer a concepção de categoria. Mas estaremos juntos: Central, sindicatos e base para a defesa e manutenção de direitos da classe trabalhadora”, prometeu.
Leonardo Urpia possui mais de 14 anos de experiência no campo sindical e, afirmou durante sua primeira fala como um dos principais dirigentes da CUT Bahia, que a necessidade de unir os trabalhadores da indústria, do serviço público e privado e os rurais contra o fascismo motivou a eleição desta nova diretoria. Segundo ele, a direção “buscará cobrar que o investimento público observe as necessidades dos trabalhadores urbanos e rurais, valorizando e protegendo os cidadãos baianos”.
[Sindipetro Bahia]