Lei de Meios permite que rádios cooperativas argentinas transmitam a Copa

A transmissão da Copa do Mundo no Brasil não fica restrita aos grandes meios de comunicação. Na Argentina, por exemplo, o mundial também pode ser acompanhado por meio de rádios cooperativas, como a Rádio Gran Buenos Aires, que retransmite o mundial para outras 40 emissoras do país. Segundo o fundador da rede, Miguel Angel Ramírez, a economia social das cooperativas só foi possível com a aprovação da Lei de Meios Audiovisuais, promulgada em 2009, pela presidenta Cristina Kirchner, e declarada constitucional em 2013. A legislação limitou o número de concessões de rádio e TV, que um grupo de comunicação pode concentrar. Com isso, quebrou-se o monopólio até então exercido pelas empresas com maior poder financeiro.

“A Lei de Meios permite que muitas comunidades humildes, indígenas, paróquias, municípios pequenos, pessoas jurídicas ou organizações não governamentais, como a nossa, tenham emissoras e possam expressar o que sentem. É um modo da federação permitir que esses grupos sejam fortes e lutem contra as grandes corporações”, explica.

Ramírez destaca que a cobertura da Copa do Mundo pela rádio evidencia os pontos em comum entre as cooperativas e o esporte. “No futebol, deve haver trabalho em equipe, muita solidariedade e muito sacrifício. É isso que o une à economia social”, disse à TVT. O grupo esteve no Brasil para conhecer outras experiências de autogestão, como a da central de cooperativas e empreendimentos solidários, Unisol Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

Fonte: Rede Brasil Atual